A Think Conference realizou a 1ª edição, de 17 a 19 de junho, no teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. O evento contou com a presença de profissionais da área do marketing digital, social media, empreendedorismo e startups.
Durante os dias 18 e 19, foram partilhadas experiências e estratégias de empresas como a Google, Uber, La Redoute, Odisseias, Farfetch, entre outros. Empreendedorismo, inovação e paixão foram as palavras que mais se ouviram durante a conferência.
Miguel Gonçalves, CEO da Egoi, plataforma de Marketing Multicanal, começou por constatar que “uma empresa que não está na Internet, provavelmente não existe”, numa referência que procurou alertar para a importância das plataformas digitais. Mobile, multicanalidade, interação estiveram, assim, em foco durante estes dois dias.
Para Filipa Mendes, responsável pela área de Marketing Tecnológico da Uber, as pessoas continuam, no entanto, a ser a base do negócio. “Sem os nossos utilizadores e sem os nossos motoristas não somos nada”, sublinhou, destacando a importância que os clientes têm no modelo de negócio da empresa. Filipa Mendes defendeu ainda que a era digital requer inovação.
Apresentando a Cuckuu, uma inovadora plataforma social de alarmes, João Jesus referiu a importância da gestão de marca, sublinhando que “aplicações há muitas, uma marca faz toda a diferença”. Rui Pedro Alves, fundador e CEO da InvoiceXpress, apresentou também experiências profissionais e fez declarações que colocaram a plateia a refletir. Explicou que “o jogo dos negócios é um jogo intelectual: 20% é estratégia, 80% é psicologia”.
Presentes estiveram ainda oradores como o investidor Tino Vieira, David G. Santos, consultor da Up to Start, Miguel Fernandes da PayPal, plataforma de pagamentos, Paulo Pinto, Diretor de Marketing da La Redoute ou Nuno Pimenta da Google, que apresentou à plateia ferramentas disponíveis online para análise de mercados e apoio à internacionalização.
A capacidade empreendedora dos jovens foi uma das características enaltecidas por Raul Castro e João Vasconcelos, presidente da Câmara Municipal de Leiria e Secretário de Estado da Indústria, respetivamente. João Vasconcelos afirmou que “Portugal é hoje um país virado para o empreendedorismo”, esclarecendo que as startups têm sido revolucionárias na criação de novos postos de emprego: “Mais de 50% do novo emprego é criado por empresas com menos de 5 anos”.
A organização da conferência esteve a cabo de Paulo Faustino e Regina Santana, CEO e sócia gerente da empresa Get Digital, respetivamente, que falaram ao Akadémicos sobre o evento, o seu impacto e a importância do marketing digital para as empresas.
Sintonizem-se.
Texto: Bruno Costa | Miguel Santos | Sara Ramos
Entrevista: Bruno Costa | Miguel Santos
Fotos: Dumitrita Angheluta
Produção: Marta Oliveira | Sandrina Pereira