Luís Osório: ‘Somos um país que saberá encontrar soluções para as suas crises’

Publicou recentemente 30 Portugueses, 1 País, livro que fala sobre o Portugal dos dias de hoje, com depoimentos de diversas personalidades nacionais, como António Costa ou Simone de Oliveira. De que modo têm estes 30 portugueses influência no nosso país e no seu desenvolvimento?

Uns mais, outros menos, têm influência no que somos. Pelos lugares que ocuparam, pelas canções que deles cantámos, pelas ideias que trouxeram ou por aquilo que influenciaram positiva e negativamente.

De entre tantas possibilidades, em termos de reconhecimento e influência, como foi feita a escolha destes 30 portugueses?

Para mim era importante que a escolha fosse paritária. Falei com 15 mulheres e 15 homens. Depois não podia escolher nenhuma personalidade que já estivesse incluída no meu primeiro livro – também de entrevistas, 25 Portugueses, da Editorial Notícias. Em terceiro lugar existia um fator importante: as conversas eram públicas. Todas as semanas encontrava-me com uma personalidade no Hotel Porto Bay Liberdade, do meu amigo e parceiro nesta iniciativa, Bernardo Trindade. Logo, as escolhas foram também em função das diversas disponibilidades, mas seria uma escolha sempre subjetiva.

Pediu a outros portugueses para lhe mostrarem a sua visão sobre o país. Do seu ponto de vista, em que situação se encontra Portugal dos dias de hoje?

Portugal é um país extraordinário. Um país de contrastes e paradoxos. Como costumo dizer, fomos a pátria dos grandes descobridores, dos que partiram rumo ao desconhecido, mas também dos que ficaram a dizer mal dos que partiam. Somos um país com uma história extraordinária e que saberá encontrar soluções para as suas crises permanentes. Soubemos melhorar, depois de um período terrível, mas a pandemia levou-nos outra vez para trás. Contudo, ninguém duvide de que estamos unidos e que daremos a volta. Sempre com coisas pequeninas, sempre com dificuldade em lidar com opiniões diferentes das nossas, mas generosos e orgulhosos do que somos – mesmo que o cinismo nem sempre o deixe mostrar.

Texto: André Silva | Carolina Frade | Francisco Constantino | Miriam Tormenta
Fotos: Sandra Costa | CMLeiria