A histórica vila de Óbidos acolheu, entre os dias 4 e 12 de maio, a 2.ª edição do Óbidos Vila Gaming, a primeira vila gaming do mundo. O evento transformou novamente o castelo de Óbidos no principal palco de jogos eletrónicos, refletindo o crescente interesse por videojogos, eSports e cultura pop nos últimos anos. Com o intuito de continuar a atrair públicos diversificados para a região, o Óbidos Vila Gaming deu destaque a diversas facetas do mundo gamer. Os visitantes puderam explorar espaços dedicados a Gaming, eSports, Realidade Virtual, Retrogames e Arcade, ao Cosplay e à cultura pop e à Programação e Robótica.
Apesar de ser um evento recente, o Óbidos Vila Gaming registou um aumento de mais de 25% no número de visitantes em relação à sua 1.ª edição. Camila Costa, membro da organização do evento, acredita que a tendência de crescimento continuará, tendo em conta que o interesse global pelo gaming está a aumentar de ano para ano.
Os participantes do Óbidos Vila Gaming tiveram à sua disposição uma vasta gama de jogos e dispositivos elétronicos, incluindo PC, Playstations, simuladores, óculos de realidade virtual, máquinas de arcade e pinball, que permitiram um acesso a conjunto mais vasto de videojogos, dos clássicos até aos mais atuais. Além das áreas de jogos, o evento incluiu ainda torneios amadores e competições entre equipas profissionais de eSports.
Quem participou teve ainda a oportunidade de conhecer alguns dos maiores influencers de gaming do país. Com a presença de nomes como RicFazeres, Movemind e Pedro Tim, a experiência tornou-se “única e memorável”, como comentou o visitante Rodrigo Silvestre, que logo referiu querer voltar ao Óbidos Vila Gaming: “O ano passado gostei muito. Como sabia que o youtuber RicFazeres iria cá estar este ano, e como sigo os seus conteúdos há algum tempo, achei que seria uma boa oportunidade para o conhecer”.
A organização revelou que um dos objetivos centrais do Óbidos Vila Gaming é destacar a evolução dos jogos. “A inclusão de jogos antigos visa tornar o evento atrativo para toda a família e não apenas para os mais jovens. Na área dos Retrogames, Arcades e Pinball, os mais velhos podem reviver os jogos da sua infância e partilhar essa experiência com as gerações mais novas, e vice-versa”, afirmou Camila Costa.
Em relação ao jogo mais popular desta edição, os organizadores admitem que é difícil escolher apenas um. No entanto, destacam que estão atentos às constantes mudanças nos cenários dos jogos. “Por exemplo, o jogo FIFA, que no ano anterior era denominado FIFA, agora é intitulado EA Sports FC e teve a sua atualização no evento. O mesmo aconteceu com o CS:GO, que se transformou em CS2 e que também teve a sua nova versão neste evento, tendo inclusive sido parte do grande torneio de CS2 Kings Cup, com a participação de jogadores internacionalizados”, observa Camila Costa.
O Vila Gaming estará de volta em 2025, podendo-se esperar novas surpresas e jogos inovadores.
Texto e fotos: Inês Amendoeira | Lúcia Santos | Maria Madeira | Margarida Matias