Estudantes discutem Economia e Gestão em Leiria

A cidade de Leiria foi o palco do Encontro Nacional de Estudantes de Economia e Gestão 2020 (ENEEG). O evento decorreu entre 27 de fevereiro e 1 de março e contou com a presença de estudantes do ensino superior provenientes de todo o país.

André Couceiro, apresentador convidado, destacou o papel do Politécnico de Leiria e a relevância das suas áreas científicas, que contribuíram para a diversidade de temas abordados nos diversos workshops e palestras do evento.

“Leiria tem uma oferta de formações e licenciaturas que são referência ao nível nacional e internacional, como são os casos de engenharia automóvel, a área da saúde e também a área da comunicação”, afirma o ex-estudante universitário.

A sessão de abertura contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes. As suas declarações foram direcionadas para os estudantes dos cursos de Economia e Gestão, no sentido de os incentivar a olharem para Leiria como uma opção muito válida em termos profissionais.

“Temos qualidade de vida acima de média, somos a primeira grande cidade a norte de Lisboa, temos excelentes infraestruturas nas áreas da saúde, ensino, desporto e um tecido empresarial muito dinâmico, com forte vocação exportadora, que necessita de jovens para dar continuidade à sua trajetória de crescimento e afirmação”, afirmou o autarca.

O tema principal do evento foi “Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade”, três pilares da nova era da economia e gestão, que deram o mote para o debate. As sessões contaram com grande afluência dos estudantes.

Foram discutidos assuntos como a sustentabilidade, o futuro do dinheiro, a corrupção e os requisitos das empresas no momento de escolher os seus trabalhadores. Para André Couceiro, os temas abordados permitem adquirir conhecimento no processo de escolha do próximo passo na vida académica ou profissional, nomeadamente aos estudantes do segundo e terceiro anos do ensino superior.

Além do programa de conferências, a organização promoveu atividades lúdicas de exploração do distrito de Leiria. O peddy paper realizado na cidade revelou-se um sucesso entre os participantes, numa tarde marcada pela boa disposição e sentido de descoberta. A Nazaré, uma das principais atrações do distrito, foi palco de um jogo de paintball, com membros da organização e estudantes em momentos de adrenalina.

Texto: Nuno Vieira | Rodrigo Pereira | Ruben Rodrigues
Foto: Tierri Santos