IPL tem nova oferta de formação

Cozinha e Produção Alimentar, desenvolvido pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar; Intervenção Social e Comunitária, pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e Projeto de Moldes, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão, são os Cursos Técnicos Superiores Profissionais piloto já aprovados e prontos a funcionar no Instituto Politécnico de Leiria.

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) vêm substituir os atuais Cursos de Especialização Tecnológica (CET) e fazem parte do novo ciclo de formação do Ensino Superior Politécnico. Destinam-se a titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente. Caso isto não se verifique, poderão ingressar neste modelo de formação através da realização de um exame administrado pela instituição de ensino superior.

Estes ciclos de estudo superiores, não conferentes de grau académico, têm a duração de dois anos, correspondendo o último semestre a um período de formação em contexto de trabalho e atribuem aos respetivos estudantes um Diploma de Técnico Superior Profissional, correspondente ao nível 5 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.

Rita Cadima, vice-presidente do Instituto Politécnico de Leiria, explica que o objetivo primordial da nova oferta formativa assenta numa “integração qualificada no mercado de trabalho  no perseguimento de estudos com vista à conclusão de um ciclo de estudos de licenciatura”. Pretende-se que “os diplomados adquiram conhecimentos especializados numa determinada área de atividade profissional ou vocacional, bem como capacidades de supervisão e gestão de situações que possam ocorrer no mundo do trabalho”.

Hugo Menino, subdiretor da ESECS, refere que a Escola se encontra preparada para exercer esta formação, abrindo no próximo ano letivo (2015-2016) o curso de Intervenção Social e Comunitária como projeto-piloto e estando já a aguardar a aprovação de mais cinco cursos.

Rita Cadima adianta que, além dos cursos piloto já prontos a funcionar, se encontram em fase de desenvolvimento e aprovação cerca de 30 novos CTeSP, distribuídos pelas diferentes escolas do Instituto.

Texto: Adriana Vieira | Vanessa Damásio