Kit essencial para o teu festival de verão

Chega o Verão e com ele o calor, a praia e a oportunidade de gastares as poupanças na altura mais esperada do ano, os festivais de Verão. Por isso, vamos fornecer um guia de sobrevivência para aproveitares ao máximo os melhores dias da tua vida.

Para programar esta época veraneante, começa por escolher qual ou quais os festivais a que não queres faltar. Depois, planeia como ir, com quem ir e o que levar. Começando com a deslocação, e caso pretendas gastar o menos possível, faz como o festivaleiro João Jordão, 22 anos, de Valado dos Frades (Nazaré), que opta por ir “com os amigos, com o carro cheio, e dividir o combustível por todos”. Caso não tenhas amigos suficientes para encher o carro, recorre às páginas nas redes sociais de boleia e partilha com alguém que pretenda chegar ao mesmo destino.

Se o carro não for opção, podes sempre privilegiar os transportes públicos como o festivaleiro João Varela, 19 anos, de Alcobaça, que prefere ir de “comboio e aproveitar os descontos feitos para festivais, sendo também uma oportunidade para conhecer pessoas com o mesmo destino”. Para os adeptos do desporto e do ar livre, existe ainda a bicicleta como a opção mais saudável e em conta.

No final, chega o momento de decidir se a opção é acampar, como um verdadeiro festivaleiro, ou ficar num local mais tranquilo e confortável, como num hostel, casas particulares, pousadas da juventude ou quartos de hotel. Se optares por acampar, aproxima-se a derradeira decisão: o que deves levar para aproveitar a estadia ao máximo? Filipa Eutíquio, 20 anos, de Lisboa, considera essencial ter “um cadeado para colocar na tenda, roupa muito prática e uma mochila pequena para andar com os bens mais importantes”.

Sabemos que não é simples, por isso temos “a” lista dos bens a nunca esquecer de levar para um festival. Agora, que estás mais que pronto, junta os amigos, faz novos e entra nesta época com o espírito de festivaleiro que há em ti. Aproveita ao máximo. Bom festival!

tenda

  1. Bilhetes: reza a história que muitos já se esqueceram da chave para entrar no festival!
  2. Água: um dos bens mais importantes – hidratação acima de tudo!
  3. Protetor solar: salva a pele dos escaldões.
  4. Geleira: mantém todos os mantimentos comestíveis e longe do calor.
  5. Comida rápida e fácil de preparar: num acampamento, ninguém consegue fazer os pratos que tens em casa.
  6. Roupa prática: não corras o risco de perder ou estragar algo de que gostes; leva a roupa mais confortável para aproveitares ao máximo.
  7. Calçado confortável: não leves chinelos para os concertos, pois corres o risco de ser pisado por centenas de pessoas.
  8. Mantas, cordel, cadeiras e uma mesa: prepara o melhor cenário.
  9. Tenda, saco-cama e almofada: os teus auxiliares do sono.
  10. Produtos de higiene pessoal: imprescindíveis!
  11. Cartas e coluna portátil: para tornar o teu acampamento mais divertido.

Agora marca na tua agenda: NOS Alive (7 a 9 de julho), Super Rock Super Rock (14 a 16 de julho), MEO Marés Vivas (14 a 16 de julho), Andanças (1 a 7 de agosto), MEO Sudoeste (3 a 7 de agosto), O Sol da Caparica (11 a 14 de agosto), Vodafone Paredes de Coura (17 a 20 de agosto) e Bons Sons (12 a 15 de agosto). Há um festival à tua medida!

 

Texto: Eduarda Pinto | Rita Carvalho | Rui Santos | Samuel Micsa