IPL 60+ lança livro de poesia

Peregrinação à Poesia é o título do novo livro escrito pelos alunos do IPL60+. A apresentação do livro decorreu a 30 de novembro no auditório da Escola Superior Educação e Ciências Sociais.

O livro é constituído por poemas de dez elementos do Clube de Leitura e de Escrita do Programa IPL60+, mas também por poemas de Cristina Nobre, autora e coordenadora do projeto, e de Luísa Pimentel, também docente da ESECS.

Cristina Nobre explica que a publicação “surgiu como fruto natural e inevitável do Clube de Leitura e de Escrita, que já tinha dado um fruto narrativo em 2015”, com a obra 60 Histórias ou mais – Retratos de uma Geração. A obra anterior relatava episódios e percursos de vida. O desafio foi agora o de convidar os participantes à escrita de poesia. “Ao herdar este maravilhoso espólio de pessoas e suas histórias de vida, senti que era minha missão passar da horizontalidade da escrita à verticalidade poética das palavras”, explica Cristina Nobre.

Após ter sido convidada para coordenar o clube e de ter lançado o desafio de escrever poemas, Cristina Nobre propôs o lançamento de um livro de poesia. Os alunos abraçaram a ideia e, a partir da leitura de autores como Luís Camões, Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner, foram tentando fazer poemas em diferentes estilos.

A autora e coordenadora da obra refere que o maior desafio foi “quebrar resistências” à “hierarquia da palavra poética” e fazer com que “todos – mesmo os que nunca tinham mexido na terra da poesia – se sentissem capazes de esburacar o seu lugar”. Referindo ter assumido o papel de “mestra-jardineira”, a docente explica que procurou “estabelecer canteiros diferentes que correspondessem aos períodos da história cronológica da poesia” revisitados durante as sessões. “Daí as várias secções, que pretendem evocar a ordem de evolução da poesia, tal como a conhecemos na tradição portuguesa”, explica.

A apresentação de Peregrinação à Poesia foi feita por Maria José Gamboa e ficou marcada pela leitura de poemas por cada um dos autores envolvidos e por uma surpresa preparada por Rui Matos e Nuno Santos, docentes da ESECS, que musicaram e interpretaram um poema do livro.

Acompanhar todo o processo da elaboração da obra foi, segundo Cristina Nobre, “um desafio sereno e recompensante”. Embora tenha sido complicado cumprir todos os prazos estipulados, o empenho de cada aluno, até mesmo daqueles que escreveram
poesia pela primeira vez, fez com que fosse possível a concretização do projeto. Com o lançamento do livro, Cristina Nobre sente-se “como todo o jardineiro, feliz quando vê os canteiros florescidos”, sentimento partilhado pelos alunos e docentes envolvidos na obra, durante a sessão de apresentação.

Maria Angelina Fernandes, uma das participantes, refere que nunca tinha escrito poesia, mas classifica a experiência como “muito interessante”. Indicando que a docente “tem o poder de fazer as pessoas gostarem das coisas”, sublinha ter sido uma participação que levará “para a vida toda”.

Texto: Liane Duque e Mariana Antunes