Maio Criativo na ESECS: Professores e alunos unidos pela arte

Maio foi um mês marcado pela criatividade na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria (ESECS). Salas, corredores, paredes, pavimentos, portas, janelas, mobiliário, tudo serviu para emprestar mais cor e movimento ao espaço público, através de exposições, ateliers, aulas abertas, performances e mesas redondas. Professores e alunos do mestrado de Intervenção e Animação Artísticas deram vida a um Maio Criativo centrado em redor da arte, do quotidiano e dos materiais que se podem transformar em criação artística. Analisar as diversas formas de aplicar a arte no quotidiano é um dos principais objetivos do mestrado em Intervenção e Animação Artísticas.

O evento teve como propósito partilhar os trabalhos dos alunos com a comunidade estudantil, envolvendo vários estabelecimentos de ensino: “A nossa escola foi visitada por quinze turmas de crianças de escolas vizinhas. Participaram nos ateliês e percorreram as exposições que coloriram os corredores da ESECS”, explicou Maria de São Pedro Lopes, coordenadora do mestrado.

Coube aos alunos do mestrado a dinamização de ateliers que contaram, também, com a participação de estudantes de outros cursos a frequentar unidades curriculares com vertente artística. “As alunas estagiárias que vieram acompanhar as crianças sentiram-se inspiradas pelas exposições e tomaram a iniciativa de criar trabalhos com materiais reciclados. Estão a ser criadas diversas obras devido ao entusiasmo que as exposições suscitaram”, sublinhou ainda a docente.

Outro dos objetivos passou por unir alunos e docentes através da arte, mostrando que não existem barreiras no processo de criação. Isso mesmo salientou Jenny Sousa, docente da ESECS, também envolvida na organização, referindo que “os professores não são os únicos portadores de sabedoria e não existem limites para saber e aprender”. A iniciativa envolveu dezenas de participantes e promoveu a troca de experiências e saberes entre professores e alunos.

Texto: Andreia Leandro, Sara Júnior, Sara Nunes e Tatiana Rosa