Rui de Sousa: Simplesmente versáTIL

Rui de Sousa, de 26 anos, é a cara principal da nova revista online, TIL Magazine. Natural de Leiria, diz
que nunca foi grande aluno, mas “safava-se sempre”. Começou o percurso universitário na licenciatura em Marketing, mas a Matemática nunca foi o seu forte. Só fez uma cadeira: “Foi o colapso total”. Depois de um ano longe dos livros, a trabalhar, ingressou na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, onde concluiu, em 2016, o curso de Comunicação e Media.

Dividido entre o gosto por jornalismo desportivo e o Marketing, experimentou as duas áreas. O atual estrategista digital da agência “md3studio”, confessa que não foi fácil o processo de arranjar emprego na área depois de terminar o curso.

Na sua opinião um bom comunicador “tem de tentar sempre e fazer coisas novas, conhecer pessoas da área”. Relembra um episódio passado na NIT, onde efetuou o seu estágio curricular, em que lhe foi dito que a primeira ideia que tivermos, é a que não devemos fazer.

Rui de Sousa já conta com inúmeras experiências e projetos, um dos mais recentes, a TIL Magazine. Surgiu porque sentiu que faltava um meio digital em Leiria, pois o próprio diz que os jornais da região são muito bons, mas na versão digital nem tanto. Além disso, afirma que a TIL surge porque é era uma coisa que “já queria fazer há muito tempo”. O nome surgiu como uma brincadeira com um colega da revista e significa Trend In Leiria. Rui afirma, ainda, que TIL “é um nome engraçado e que por ser pequeno fica na mente de quem ouve ou lê”. Por ser um projeto recente, indica não ter ainda o sucesso que desejaria, mas tem verificado “um aumento significativo de leitores”.

Refere, ainda, que sozinho era impossível realizar este projeto, contando com uma equipa, também de amigos, que o ajuda. Rui explica que o site da TIL foi criado em dez dias e que nem sempre é fácil identificar novos conteúdos, mas que procuram, em média, ter novidades todas as semanas. “Tendo em conta que ninguém trabalha lá oito horas por dia, até é bom”, conclui.

Texto: Laura Barcelos | Leonardo Miguel | Maria Inês Matos