Sara de Brito: A atleta que move montanhas

A atleta Sara de Brito a meio de uma prova, equipada de vermelho e preto, de braços aberto entre dois rochedos.

Com 49 anos e mãe de duas filhas, Sara de Brito é um ícone do desporto leiriense. Pratica atividade física desde que se conhece e muito cedo sonhou com um futuro ligado à Educação Física ou à carreira militar. Hoje, divide-se profissionalmente entre as aulas de Educação Física na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo e noutras instituições.

Um dos maiores desafios é a falta de tempo para as atividades que realiza. “Não é fácil ser mãe, mulher, dona de casa, professora na escola, em ginásios e na cadeia e ainda treinar. Costumo dizer que treino a correr”, refere Sara, explicando que “é preciso ser muito organizado, ter muito espírito de sacrifício e alguém ao lado que nos apoie e compreenda”.

Estreou-se no atletismo com 38 anos nas modalidades de Skyrunning e Trail Running, representando o Clube de Atletismo da Barreira. No mesmo ano ganhou o seu primeiro prémio nacional na Prova do Arrimal num percurso de 15 quilómetros. Aos 46 anos, Sara foi apurada para o Mundial de Trail de 2016, uma prova de 85 quilómetros pelas serras do Gerês, caracterizada pela elevada altitude e percursos muito técnicos. “Foi das provas mais duras que fiz, mas talvez das que me tenha marcado mais”, afirma a docente. Cruzou a meta de gatas devido ao desgaste da energia muscular e foi a portuguesa mais bem classificada da prova, a 21º a nível mundial de entre 43 seleções com 187 atletas, vencendo a Taça de Portugal. “Foi um momento único, porque fiquei surpreendida pela resiliência do meu organismo. Consegui superar-me e atingir o objetivo: dar o melhor de mim em nome de Portugal”, acrescentou.

No início deste ano a atleta foi homenageada pelo presidente da Câmara Municipal de Leiria, com o prémio “Atleta feminina do ano em modalidade individual” pela excelente prestação ao longo do seu percurso desportivo e participação na Seleção Nacional em dois Mundiais de Trail (Portugal 2016/Itália 2017) e num Mundial de Skyrunning (Escócia 2018). Atualmente prepara-se para voltar a representar Portugal, sendo a atleta mais velha da Seleção, no Mundial de Trail que se realizará em Miranda do Corvo no dia 8 de junho.

Sente-se realizada e, mais do que receber troféus, salienta a importância da sua prática desportiva como possibilidade de servir de exemplo às filhas e a quem a rodeia. Novos desafios não a assustam. Por isso, aconselha todos a incluir exercício regular no seu quotidiano, mesmo em versão ligeira, em qualquer idade e para toda a vida. “Nunca é tarde! O céu é o limite e isso move montanhas!”

Texto: Carolina Frade | Inês Gonçalves | Miriam Tormenta