Luís Neves: O teu smartphone pode ter a “Minha Energia”

Fotografia de Luís Neves, investigador e docente na Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Politécnico de Leiria.

Luís Neves, de 51 anos, é uma das caras do projeto Learn2Behave, responsável pelo desenvolvimento da aplicação “Minha Energia”. Natural de Lisboa, o docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, completou o seu percurso académico na cidade de Coimbra e, em 1998, terminou o mestrado de Sistemas e Automação no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC), tendo sido, desde então, essa a sua unidade de investigação.

Foi a partir daí que, “em parceria com docentes dos Institutos Politécnicos de Setúbal e Coimbra, foi desenvolvido o projeto Learn2Behave”. Através desta iniciativa, a criação da aplicação móvel “Minha Energia” tornou-se possível. “Percebemos que havia um grande potencial na promoção de alteração de comportamentos de consumo energético e a “Minha Energia” podia cobrir essa lacuna no mercado”, explica Luís Neves.

A aplicação, desenvolvida no seio da comunidade estudantil, tem como objetivo “promover alteração de comportamentos, ao nível da utilização da energia, compreender como a população utiliza a energia e, para além disso, dar dicas de sustentabilidade energética” segundo o docente.

A aplicação foi direcionada para um público com “idades compreendidas entre os 20 e os 30 anos por ser esta a faixa etária que mais facilmente interage neste tipo de aplicações”. O seu desenvolvimento não foi particularmente complicado. “Já existia um histórico com colegas de informática que têm alguma experiência em ter aplicações e jogos, alguns com elevado grau de sucesso”, declara Luís Neves.

O futuro e importância da aplicação fica agora dependente da adesão do público. “Ainda não é aquele que gostaríamos, mas vamos tentando fazer o possível para divulgar e para fazer com que as pessoas experimentem e usem”, conclui o investigador.

Texto: Diogo Pereira | Sara Júnior | Sara Nunes

Fotografia: Diogo Pereira