O Mercado de Sant’Ana recebeu a 4 e 5 de março um evento tecnológico direcionado para as empresas. O Digital Export Open Day surgiu no âmbito do projeto Ecossistema DX, promovido pela Associação de Ação para a Internacionalização (AAPI).
O evento incluiu palestras e debates, stands de divulgação das empresas participantes e um espaço destinado ao networking, com o intuito de dar a conhecer o poder das novas tecnologias em Portugal.
Nuno Morgado, presidente da AAPI, revela que o projeto tem como objetivo ajudar as empresas na era digital a deixarem de usar métodos antigos e enfrentarem novos desafios. “Nós efetivamente ajudamos as empresas a delinear um trajeto, mas estamos muito focados em encontrar as oportunidades de negócio que são necessárias para as empresas conseguirem dizer que estão internacionalizadas e que conseguem encontrar os seus clientes lá fora ou em qualquer mercado”, declara o responsável pela AAPI.
Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, realça a eminência industrial da cidade no panorama nacional e a importância do seu posicionamento, que privilegia a linha de referência das empresas que funcionam na capital, sendo “a primeira cidade com dimensão relevante a norte de Lisboa”.
O e-commerce, a economia digital e os marketplaces foram alguns dos temas abordados, por se entender serem ferramentas essenciais de propagação e crescimento internacional das empresas. “O e-commerce é o presente para muitas empresas e queremos que seja o futuro para todas elas”, revela Nuno Morgado.
Durante dois dias, o evento contou com cerca de 30 empresas expositoras e 20 palestras.
Texto e fotos: Ana Margarida Correia| Andreia Correia | Rita Figueiras