Parasite: O vencedor do Óscar de Melhor Filme

Na cerimónia dos Óscares de 2020, Parasite, dirigido por Bong Joon-ho, recebeu o prémio de Melhor Filme e conta com a classificação de 8.6 (em dez) no IMDb (uma plataforma online relacionada com filmes, séries, entre outros conteúdos). Trata-se de uma combinação de géneros, tais como comédia, drama e thriller, e o seu elenco é composto por Kang-ho Song, Sun-kyun Lee e Yeo-jeong Jo.

Parasite retrata a história da família Kim, que vive numa casa pobre e sem condições, até um dos seus membros receber uma proposta de trabalho ao serviço de uma família bastante rica, os Parks. Aos poucos, a família Kim vai-se tentando infiltrar na vida destas pessoas e na sua habitação enquanto trabalhadores e prestadores de serviços. No entanto, quando tudo parecia estar a correr bem, o seu plano é posto à prova. 

Ao longo do filme somos confrontados com diferentes perspetivas da mesma situação e com os chamados plot twists em que, de repente, toda a história muda. Existem momentos que nos fazem rir, momentos que nos fazem suster a respiração e momentos que nos deixam colados ao ecrã. Em termos cinematográficos, Parasite foi bastante elogiado graças à sua realização e ao notório cuidado que houve com os detalhes.

A disparidade entre classes é uma das mensagens que o filme pretende abordar, uma vez que apresenta com clareza a forma de pensar das pessoas consoante o seu estatuto social, ao mesmo tempo que compara a qualidade de vida de cada uma. Muitas vezes, as diferenças entre as famílias são realçadas durante o filme através da disposição dos planos.

Parasite oferece a quem o assiste uma variedade de conselhos, mas fá-lo de uma forma peculiar e até mesmo metafórica, situação que, tendo em conta o seu enredo, faz dele um filme fora do habitual. Para além disso, deixa o espetador a pensar e perceber que muitas vezes a humanidade se baseia em estereótipos errados.

Texto: Bianca Saad | Isabel Roldão | Joana Dias