U-Bike: dois anos de movimento sustentável

Faz este mês dois anos que as primeiras bicicletas sustentáveis saíram às ruas de Leiria. O projeto U-Bike surgiu com o objetivo inicial de movimentar os docentes, não-docentes e estudantes do Politécnico de Leiria, de forma mais amigável para o ambiente. Nada desmoraliza os utilizadores da U-Bike, nem as intempéries.

Os utilizadores da U-Bike sentem, no geral, que este meio de transporte trouxe várias melhorias e alterações sua vida, como acontece com Tiago Gouveia, técnico informático da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), que declara ter prescindido de um dos carros para dar prioridade à bicicleta.

Susana Mendes, docente da ESTM, tomou a mesma opção, afirmando que não fazia sentido ter um carro parado, já que a bicicleta é suficiente para os trajetos diários entre casa e escola.

Tamira Cruz, estudante na Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR), nas Caldas da Rainha, confessa que adora a sensação de andar de bicicleta devido “ao cheirinho, à humidade e às árvores”, mas especialmente por causa da sensação de liberdade que lhe proporciona. Como estudante de Design Gráfico e Multimédia, o transporte dos trabalhos (projetos) é o mais desafiante, mas assegura que basta protegê-los com uma capa para continuar a poder mover-se de bicicleta.

À semelhança da estudante da ESAD.CR, também Pedro Costa, coordenador técnico do projeto, considera a bicicleta essencial no seu quotidiano. Faz “questão de andar de fato e ir para as reuniões de bicicleta”, de forma a que “as pessoas percebam que se pode andar de bicicleta nas nossas cidades” de forma rápida e mais sustentável.

De acordo com o site oficial do projeto, a distância total percorrida em U-Bike foi de 158 603 quilómetros. Este indicador significa que os ciclistas conseguiram reduzir as emissões de CO2 em mais de 26 toneladas, até dia 4 de março de 2020.

A criação da aplicação U-Bike – IPLeiria Oficial, disponível para Android e iOS, foi algo também pensado e concebido pelo Politécnico de Leiria para complementar a utilização das bicicletas. A aplicação apresenta várias funções disponíveis, desde desbloquear a U-Bike pessoal, comunicar com os operadores de sistema, verificar se as estações para onde o utilizador se dirige têm lugares vagos ou até mesmo encontrar pontos de interesse da zona.

Apesar de ser demasiado cedo para fazer alterações na U-Bike, Pedro Costa admite existirem situações a “rever e verificar”. A buzina e as luzes são os elementos que, segundo os utilizadores, mais carecem de melhorias. Susana Mendes diz já ter colocado três vezes um jogo de luzes na sua U-Bike para resolver este problema e usa ainda um apito, pois afirma que não se ouve
a campainha.

Depois de dois anos da implementação deste novo meio de locomoção no distrito de Leiria, são utilizadas atualmente cerca de 200 bicicletas, num total de aproximadamente 440 utilizadores, cumprindo assim a meta traçada.

Texto e vídeo: João Sousa | Luísa Jacinto | Maria Rei Marques