Diplomado do Politécnico de Leiria é autor no livro ‘Pim Pam CLum’

Tiago Rodrigues, formado em Terapia da Fala pela ESSLei e mestre em Comunicação Acessível, é um dos autores do livro Pim Pam CLum. O registo partiu da sua dissertação de mestrado e o lançamento ocorreu na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), no passado dia 23.

A obra, que propõe atividades para a promoção de competências linguísticas, foi realizada em coautoria com Catarina Mangas, docente da ESECS, e conta com o prefácio da vice-presidente científica da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, Marisa Lousada. Para a vice-presidente, “este Programa [Programa de Promoção de Competências de Linguagem] constitui uma ferramenta essencial para o trabalho colaborativo entre terapeutas da fala e educadores de infância no âmbito do pré-escolar, quer para crianças com desenvolvimento típico, quer para aquelas em risco de apresentar alguma dificuldade linguística”. O programa adequa-se tanto à prevenção de perturbações da linguagem, como à intervenção precoce, debruçando-se sobre aspetos como o vocabulário, o conhecimento das letras e a consciência fonológica.

Tiago Rodrigues destaca alguns aspetos-chave da obra, como o papel do orientador, cuja função é estimular, e a importância de brincar, algo que facilita a aprendizagem. O terapeuta da fala frisa a flexibilidade do programa, que não tem de ser seguido de forma linear, e a complementaridade de recursos, seja por meio de imagens, seja em formato áudio. A acessibilidade é outra característica de Pim Pam CLum, que se assume como um livro inclusivo, para todos – educadores, terapeutas da fala, pais ou familiares – acompanharem o desenvolvimento de crianças nos dois últimos anos do ensino pré-escolar.

Esteve também na cerimónia de apresentação o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, que sublinhou a “relação direta” demonstrada em diversos estudos entre a educação pré-escolar e o futuro dos mais novos. “O investimento na Europa na área do pré-escolar faz diferença no percurso escolar das crianças e no sucesso profissional de quem teve esse investimento”, referiu.

A obra foi analisada cientificamente e aprovada pela Associação Nacional de Animação e Educação, Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala e Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala.

Os materiais didáticos encontram-se disponíveis nos anexos do livro e em formato digital no site da editora Alfarroba. Quanto à aquisição do livro, poderá ser feita através dos autores, a partir do site da editora ou, brevemente, nas livrarias do país.

Texto: Valentina Guedes
Foto: Ryan Wallace | Unsplash