No dia 14 de maio de 2021, foi lançada aquela que é considerada uma das maiores obras-primas do rapper norte-americano Jermaine Lamarr Cole, mais conhecido por J. Cole. Desde o seu último álbum de grande sucesso, KOD, lançado a 20 de abril de 2018, seguido de singles e outros projetos, que se esperava esta “bomba” lançada pelo artista. Surgiu, então, o álbum The Off-Season, com 39 minutos, e as 12 faixas levam-nos numa viagem onde exploramos os flows e as punchlines do talentoso rapper, rimando sobre instrumentais de diversos compassos. Conta também com colaborações de grande peso no hip-hop internacional como Bas, Lil Baby, 6LACK e 21 Savage.
O conceito por detrás deste álbum é expresso no título. “The Off-Season” é um termo inglês utilizado no desporto americano para designar o intervalo entre épocas desportivas, sendo o tempo em que as equipas treinam e desenvolvem novas técnicas para chegarem aos patamares mais altos. A escolha deste título para o disco vem demonstrar que, mesmo com todos os anos de experiência no hip-hop americano, J. Cole continua a investir para melhorar as suas competências no rap e para se manter no topo.
O álbum começa com a faixa “95.south”, numa introdução que conta a história de J. Cole a conduzir na estrada que liga Nova Iorque a Fayetteville. Termina com a faixa “hunger on hillside”, encerrando o álbum com um “até breve”, onde o artista explica como conquistou o respeito e como foi aceite no hip-hop, alcançando aquilo que é o patamar mais alto na indústria com humildade.
Trata-se de um projeto sólido, que parece mais completo do que alguns dos seus álbuns anteriores. The Off-Season cumpre com a sua função de fazer uma ponte entre o rap lírico e consciente com a música mais comercial, tentando agradar a um público alargado. O álbum tem tudo para ser um dos grandes projetos musicais do ano, tendo já sido nomeado para “Best Rap Album” dos “Grammy Awards” de 2022.
Texto: Daniela Reis | Bernardo Pereira | Leonardo Silva | Mariana Brás