Centro de Ciência Viva de Alviela gere único observatório de morcegos em Portugal

A contribuição tecnológica do Politécnico de Leiria

Como um dos parceiros, o Politécnico de Leiria está muito presente no Centro Ciência Viva, tendo deixado a sua marca através da dinamização de atividades e do desenvolvimento de tecnologias.

“Todas as nossas exposições, todos os equipamentos que se encontram aqui, foram produzidos pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria”, revela Paula Robalo. Um dos projetos realizados pela instituição está localizado na sala com um simulador de realidade virtual do Geódromo. O simulador, com capacidade para 16 pessoas, é uma plataforma robotizada que acompanha os movimentos do filme que integra as exposições do Centro. O público é transportado para o passado, há 175 milhões de anos, relevante quando se procura perceber a evolução geológica do Maciço Calcário Estremenho.

As câmaras de infravermelhos localizadas no observatório dos morcegos foram um projeto pioneiro em Portugal e na Europa, desenvolvido em colaboração com a instituição de ensino superior. “O Politécnico de Leiria tem feito um excelente trabalho com os cursos que dinamiza”, considera a diretora.

Além da tecnologia, o Politécnico de Leiria está presente noutras atividades que promovem a consciencialização e o conhecimento. Em 2021, o Centro de Ciência Viva recebeu a exposição da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR), “Cintilações e Reflexos – Água”, sob curadoria do professor Samuel Rama. A exposição, que integrava elementos de imagem e vídeo, teve como objetivo tornar o público sensível e consciente em relação à água. O Politécnico dinamiza também iniciativas como os Cafés de Ciência, espaços onde se abordam e debatem questões relacionadas com a ciência e a sociedade, por exemplo em relação à mobilidade sustentável, nomeadamente através do projeto do U-Bike.

Para concluir, a diretora Paula Robalo lança uma proposta ao Politécnico: “Estamos sempre abertos a mais desafios e atividades que queiram desenvolver connosco”.

Texto: Isaque Fernandes | Manuela Marques | Micaela Suarez | Rafael Dutra
Fotos: Isaque Fernandes