Parlamento Jovem reúne sessão distrital em Leiria

Grupo de quatro jovens, três rapazes e uma rapariga. Ao centro, um dos rapazes olha para outro e fala. O que está à sua frente, segura um telemóvel, gravando o que o outro diz.

“Saúde Mental nos Jovens – Que Desafios? Que Respostas?” foi o tema da edição de 2022/2023 do Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário, uma iniciativa da Assembleia da República, no contexto da promoção da participação cívica e democrática dos jovens. A sessão distrital de Leiria teve lugar a 21 de março no auditório 2 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria.

Marcaram presença 28 escolas do distrito e um total de 90 deputados jovens, numa sessão que abriu com a intervenção de António Lacerda Sales, deputado da Assembleia da República, contextualizando o tema “Saúde Mental” e explicando que o acesso dos jovens aos serviços de saúde mental se tornou uma necessidade. Anabela Graça, representante da Câmara Municipal de Leiria, Pedro Morouço, diretor da ESECS, Catarina Durão, diretora regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), e Graça Mota, coordenadora do Parlamento da Juventude, estiveram também no evento.

Em sessão de perguntas dos jovens deputados, António Lacerda Sales abordou a importância atual da saúde mental, a evolução dos problemas psíquicos com a pandemia, a relação da saúde mental com o nível educacional, as suas expressões através da ansiedade e depressão e a necessidade de o Governo investir seriamente na prevenção. O deputado realçou ainda que o facto de os estudantes estarem reunidos para debater este assunto, que reflete as suas preocupações, faz deles “cidadãos mais empáticos” em relação às gerações futuras.

A apresentação e discussão de projetos de cada escola deu origem à votação para escolha do melhor projeto de recomendação a ser implementado como base para a sessão nacional, em maio. A vencedora foi a Escola Secundária José Loureiro Botas, de Vieira de Leiria, com 15 votos a favor.

Para a fase nacional, foram escolhidas como representantes do círculo eleitoral de Leiria a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e a Escola Secundária Raul Proença, ambas das Caldas da Rainha, e a Escola Secundária Henrique Sommer, da Maceira. Ricardo Farto, deputado eleito para a função de porta-voz na sessão nacional, realçou a responsabilidade de ter sido escolhido: “Sei que temos muita responsabilidade pela frente, pois seremos representantes do círculo eleitoral de Leiria, mas estou muito feliz por ter uma participação ativa na democracia”.

As sessões do Parlamento dos Jovens, além de permitirem a troca de ideias sobre temas sociais pertinentes, têm impactos reais. “A partir destes debates democráticos fazemos mudanças para o futuro”, afirma Graça Mota. Tomando como exemplo a redução do tempo de aulas de 90 para 50 minutos, a coordenadora explica que a medida emanou do Parlamento dos Jovens: “Essa medida foi ao Parlamento, foi implementada e agora temos 50 minutos nas escolas. Foi daí que veio”.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa dirigida aos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário, com o objetivo de promover a participação dos jovens no debate sobre várias questões sociais atuais.

Texto: Afonso Vidigal | Paula Benavides | Sarahí Cárdenas