Centenas de estudantes reunidos na Entrega e Bênção das Pastas

Cerimónia da Entrega de Pastas da ESECS. A imagem mostra um jardim e, vistas de trás, estão muitos estudantes sentados em cadeiras brancas. Os estudantes vestem todos o traje académico, de cor negra. Ao centro, no palco, veem-se dois estudantes a discursar: um rapaz e uma rapariga, ambos trajados. Ao fundo, aparece um edifício de cor azul.

Os finalistas de 12 cursos da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) reuniram-se a 18 de maio para a cerimónia de Entrega e Bênção das Pastas. O momento relevante e simbólico no percurso académico dos estudantes decorreu no Jardim de Santo Agostinho, de manhã, e na Sé de Leiria, da parte da tarde.

A cerimónia da Entrega das Pastas contou com os discursos de representantes dos estudantes, do diretor da ESECS, Pedro Morouço, e de vários docentes. Em jeito de ritual, e depois de atravessarem o corredor de honra feito pelos colegas com as capas, os finalistas de cada curso subiram, um a um, ao palco para receber as pastas e as fitas com as mensagens e desejos de familiares e amigos.

Os discursos dos estudantes finalistas marcaram momentos de emoção para todos os presentes, num dia em que houve lágrimas de alegria e orgulho, mas também de nostalgia pelo caminho percorrido.

Sandra Roque, mãe de um finalista da licenciatura de Comunicação e Media, não escondeu “o sentimento de orgulho e alegria” quando confrontada com o momento de conclusão da licenciatura do filho, acrescentando: “Valeu a pena todo o esforço como mãe”.

Aurora Santos, finalista da licenciatura de Educação Social, revelou o conselho que daria aos futuros caloiros: “Nunca pensem em desistir. Devemos persistir sempre em cumprir os objetivos traçados”.

Henrique Gondim, padrinho académico de uma finalista da licenciatura em Serviço Social, considerou que o percuso da sua afilhada foi enriquecedor, pois acredita que “todas as licenciaturas são importantes para enriquecermos pessoalmente e profissionalmente.”

Raul Antunes, professor escolhido pelos finalistas da licenciatura em Desporto e Bem-Estar para discursar e entregar as pastas, referiu que é “interessante” dar conta do crescimento dos estudantes, “quer a nível académico, quer pessoal”. “Foi um privilégio acompanhar os seus percursos”, adianta o docente.

Por fim, a Tum’Acanénica (Tuna Mista da ESECS) cantou Linda Leiria, momento carregado de emoção, lágrimas e abraços.

Texto e fotos: Bernardo Mendes | Carlos Crespo | Cristopher Barreiro | Diogo Luís