A aula aberta sobre os principais desafios que a Inteligência Artificial (IA) impõe à regulação do trabalho realizou-se no dia 20 de maio, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria. Entre os temas abordados, destacaram-se a transparência, os direitos de informação, a proteção da privacidade e dos direitos de personalidade, bem como os mecanismos de controlo da atividade do trabalhador.
A sessão foi conduzida por Helena Tapp Barroso, advogada especializada em Direito do Trabalho e Proteção de Dados. A oradora explorou a relação entre a IA e segurança e saúde no trabalho, além de abordar os aspetos éticos da utilização da Inteligência Artificial. A reflexão considerou o Direito constituído e os cenários antecipados face às alterações legislativas em curso na União Europeia, oferecendo uma visão abrangente e crítica sobre o impacto da IA no ambiente laboral.
Segundo a docente Ana Lambelho, organizadora do evento, as expectativas eram altas e os temas “estavam na ordem do dia”, tendo em conta a experiência de Helena Tapp Barroso, mas também porque a aula aberta foi ao encontro dos objetivos do Mestrado em Solicitadoria de Empresa e, em particular, da unidade curricular de Regime Jurídico da Relação Individual de Trabalho. Por outro lado, o público presente considerou a temática muito interessante, tendo em conta a sua atualidade “comparecemos na aula porque o tema da inteligência artificial tem vindo a ser corrente e achamos fundamental para a nossa unidade curricular” .
Texto e foto: Beatriz Gomes | Maria Vrinceanu | Sofia Félix | Sofia Sousa