Aula aberta sobre Inteligência Artificial reúne estudantes da ESTG

Sala de aula com estudantes sentados nas mesas com computadores. Ao fundo, junto ao quadro, uma mulher vestida com casaco azul, calças de corcreme e um lenço ao pescoço, aponta para uma projeção com texto.

A aula aberta sobre os principais desafios que a Inteligência Artificial (IA) impõe à regulação do trabalho realizou-se no dia 20 de maio, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria. Entre os temas abordados, destacaram-se a transparência, os direitos de informação, a proteção da privacidade e dos direitos de personalidade, bem como os mecanismos de controlo da atividade do trabalhador.

A sessão foi conduzida por Helena Tapp Barroso, advogada especializada em Direito do Trabalho e Proteção de Dados. A oradora explorou a relação entre a IA e segurança e saúde no trabalho, além de abordar os aspetos éticos da utilização da Inteligência Artificial. A reflexão considerou o Direito constituído e os cenários antecipados face às alterações legislativas em curso na União Europeia, oferecendo uma visão abrangente e crítica sobre o impacto da IA no ambiente laboral.

Segundo a docente Ana Lambelho, organizadora do evento, as expectativas eram altas e os temas “estavam na ordem do dia”, tendo em conta a experiência de Helena Tapp Barroso, mas também porque a aula aberta foi ao encontro dos objetivos do Mestrado em Solicitadoria de Empresa e, em particular, da unidade curricular de Regime Jurídico da Relação Individual de Trabalho. Por outro lado, o público presente considerou a temática muito interessante, tendo em conta a sua atualidade “comparecemos na aula porque o tema da inteligência artificial tem vindo a ser corrente e achamos fundamental para a nossa unidade curricular” .

Texto e foto: Beatriz Gomes | Maria Vrinceanu | Sofia Félix | Sofia Sousa