Politécnico de Leiria conquista medalhas no Campeonato Universitário de Andebol de Praia

O Politécnico de Leiria garantiu o 2.º lugar nos masculinos e o 3.º lugar nos femininos na última edição do Campeonato Universitário de Andebol de Praia. A prova decorreu nos passados dias 16 e 17 de outubro, na Praia da Barra, em Aveiro.

A realização do evento em outubro originou algumas reclamações, dado a competição ser um desporto de verão. “A organização pecou pelo facto de se disputar numa data completamente diferente da que estamos habituados”, referiu João Cartas, treinador das equipas masculinas e femininas do IPLeiria. Eduardo Couto, capitão da equipa masculina salientou que “As condições climatéricas não eram as melhores”.

Em relação à competição em si, houve um misto de sentimentos entre as equipas. “A competição não correu como esperado. Queríamos ter alcançado um melhor resultado” afirmou Bárbara Ferreira, capitã da equipa feminina. O coletivo acabou, ainda assim, por conquistar o 3.º lugar. Eduardo Couto, da equipa masculina, explicou como a competição conseguiu superar as suas expectativas: “A equipa sofreu algumas alterações, o que poderia causar algum nervosismo, mas acabámos por conseguir o título de vice-campeões”.

Ainda assim, o treinador João Cartas olha para os resultados com outro ponto de vista. “Claramente ficou aquém daquilo que pretendíamos. Apesar de termos vindo com uma prata nos masculinos e um bronze nos femininos, queríamos mais.” O treinador explica que partiram com “a ambição de trazer o título de campeões nacionais universitários em ambos os géneros e tal não aconteceu”.

Quanto desporto universitário, destaca-se o futsal feminino que, de 25 a 27 de novembro, disputa uma prova em Leiria, organizada pelo Politécnico de Leiria.

Texto: Bernardo Mendes | Carlos Crespo | Cristopher Barreiro | Diogo Luís
Fotos: FADU