Sustentabilidade nas organizações de solidariedade social em debate na ESECS

No dia 23 de março, o Auditório 1 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) abriu portas a uma conferência sobre as várias vertentes da sustentabilidade nas organizações de solidariedade social. Estiveram representadas a Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP), através do seu diretor, Jaime Ramos, e a Santa Casa da Misericórdia de Leiria, com Carlos Poço, provedor da instituição.

As preocupações atuais da sociedade mostraram ser partilhadas pelas organizações presentes, com menção à importância do apoio à preservação das espécies e sustentabilidade ambiental. “É importante preservar as espécies e perceber o perigo que elas correm”, alertou Jaime Ramos, diretor da fundação de Miranda do Corvo.

Outro dos focos apontados por Jaime Ramos foi a aposta na integração de indivíduos com deficiência, doença mental ou pertencentes a minorias étnicas. Nesse âmbito, a Fundação ADFP tem desenvolvido projetos para criação e inovação de respostas sociais, orientadas para o convívio intergeracional, que são também responsáveis por promover um desenvolvimento local sustentado.

Os desafios e obstáculos das instituições de solidariedade social marcaram também presença no debate. A concorrência por parte de outras organizações, o isolamento das pessoas e os períodos económicos difíceis foram alguns dos elencados pelos participantes, com o apontar de possíveis soluções. “É preciso haver uma boa gestão para que tudo corra bem”, declarou Carlos Poço, da Santa Casa da Misericórdia de Leiria. O provedor defendeu que a forma de gestão, além de importante para permitir o normal funcionamento dos serviços, faz também parte da responsabilidade social destas organizações.

A encerrar a conferência, o debate contou ainda com uma intervenção dedicada ao tema “Envelhecimento e Saúde”, desenvolvida por Adalberto Campos Fernandes, professor na Universidade de Lisboa e ex-ministro da Saúde.

Texto: Francisco Caria | Guilherme Soares| João Nobre | Manuel Matos