Tattoo Artes: agulhas sem linha

Tatuadores espanhóis e de várias regiões de Portugal reuniram-se entre os dias 15 e 17 de março, no Mercado de Sant’Ana, para a realização da segunda edição do Tattoo Artes Leiria.

O evento organizado pela loja Seven Tattoo surgiu para cumprir o desejo de uma iniciativa em Leiria que pudesse dar a conhecer os seus produtos e serviços. O Tattoo Artes engloba diversas áreas, desde as tatuagens à barbearia, dos piercings à arte e roupa alternativa. “O mundo da tatuagem está sempre ligado ao aspeto de cada um, e por isso é normal estes mundos unirem-se”, esclarece Eduardo Moreira, gerente da Seven Tattoo.

Os profissionais presentes nesta edição olham o Tattoo Artes de uma perspetiva diferente da dos visitantes. Para Manuel Figueiredo, um dos tatuadores da Balm Tattoos, o evento é uma oportunidade de “ter uma interação com os outros tatuadores, partilhar ideias, intercalar formas de trabalhar, conhecer os produtos que os outros utilizam”.

Além de um momento de aprendizagem, a iniciativa possibilita às lojas representadas darem a conhecer o seu trabalho. Verónica Pereira, tatuadora da The Clock Tattoo, explica a importância da exposição para a “divulgação do trabalho, da arte, bastante interessante para sair da zona de conforto”.

O desenrolar de atividades temáticas e especializadas como o Tattoo Artes é um novo fator de atração turística e, segundo a organização, tem sido notório o aumento do número de aficionados da arte das tatuagens. “A evolução é cada vez mais visível. Há 14 anos era de senso comum que quem tivesse uma tatuagem era um bocado estranho. Hoje em dia já é o oposto: é uma prática não só cada vez mais aceite, como quase obrigatória, e Leiria não é exceção a este fenómeno”, afirma Teresa Rufino, artista da loja Seven Tattoo.

Texto: Beatriz Silva | Catarina Marques | Luís Pedro

Vídeo: André Ferreira | Daniel Martins | Maria Gomes | Tatiana Pimentel