Mercados digitais em debate nos 10 anos do Ciclos de Comunicação

Oradores e moderados sentados em sofás e cadeiras dispostos no palco dos Ciclos de Comunicação, com uma mesa ao centro e um arranjo de flores a adornar. Atrás deles, o cartaz dos Ciclos de Comunicação projetado na parede.

Os finalistas da licenciatura de Comunicação e Media, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria dinamizaram, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, mais uma edição dos Ciclos de Comunicação, dedicada ao tema “Mercados Digitais”. O programa de três dias foi dividido entre o Auditório 1 da ESECS e uma sessão na Livraria Arquivo.

O primeiro dia, marcado pelo tema “Negócios na Rede” trouxe à discussão os bastidores do e-commerce em Portugal, o perfil de consumidor dos portugueses e os principais desafios das vendas online no presente e futuro. A participar na discussão estiveram Fábio Soares (especialista de e-commerce da SONAE), João Grácio (e-traffic & UX manager da La Redoute), João Ribeiro (chief marketing officer da Forall Phones) e Tiago Morgado (fundador da EGG Electronics), moderados por Bruno Rego e Carolina Ruivo.

4 fotografias de oradores, dispostas lado a lado, em colunas de 2.
Em cima do lado esquerdo, a foto de Fábio Soares, da SONAE, com a citação "A ominicalidade dá maior estrutura competitiva no e-commerce".
Em baixo, do lado esquerdo, a foto de João Grácio, da La Redoute, com a citação "O difícil não é recolher dados; o difícil é interpretá-los e tirar valor deles".
No topo direito está a foto de João Ribeiro, da Forall Phones, com a citação "Tudo começa quando temos um bom produto, estamos atentos e capitalizamos as tendências e o digital".
Em baixo, do lado direito, a foto de Tiago Morgado da EGG Electronics e a citação "Tentamos comunicar de uma forma mais orgânica e fazer com que sejam os clientes a partilhar".

O impacto das redes sociais na criação de conteúdos, a criação e manutenção de comunidades online e a sua conciliação com o offline foram alguns dos temas de conversa abordados por David Antunes (músico), Paulo Almeida (humorista) e Pedro Chagas Freitas (escritor), com moderação de Inês Conde e Marco Gomes, no espaço da Livraria Arquivo, no segundo dia dos Ciclos subordinado ao tema “Histórias: Entre o Online e o Offline”.

3 fotografias de oradores, dispostas 1 em cima e duas em baixo, do lado direito e do lado esquerdo.
Na de cima está a foto de David Antunes, músico, com a citação "O truque para fazer crescer uma comunidade online é criar conteúdo continuamente porque os algoritmos funcionam para dar mais relevância a quem mais produz".
Em baixo, do lado esquerdo, a foto de Paulo Almeida, humorista, com a citação "Encarei sempre as redes sociais como um meio de divulgação; o meu trabalho é o espetáculo ao vivo".
Em baixo, do lado direito, está a foto de Pedro Chagas Freitas, escritor, com a citação "As redes sociais são um laboratório: coloco lá um texto e ensaio".

No último dia do evento debateu-se a “Distribuição Digital”, com David Pontes (diretor-adjunto do jornal Público), João Nazário (diretor do Jornal de Leiria), José Carlos Lourinho (coordenador do Jornal Económico) e Maria Moura (especialista em SEO da Cofina), conduzidos por Leonel Brites e Mariana Louro. As intervenções focaram-se no desafio que o meio digital impôs à imprensa tradicional, a alteração do consumo de jornais, as presentes dificuldades de financiamento do setor e o modo como a interpretação das métricas provenientes dos utilizadores pode contribuir para melhorar o desempenho.

4 fotografias de oradores, dispostas lado a lado, em colunas de 2.
Em cima do lado esquerdo, a foto de David Pontes, do jornal Público, com a citação "O ecossistema das redes sociais tornou-se um pouco tóxico e isso dá-nos uma oportunidade".
Em baixo, do lado esquerdo, a foto de José Carlos Lourinho, do Jornal Económico, com a citação "Quem determinará se o jornalismo morre é o leitor informado".
No topo direito está a foto de João Nazário, do Jornal de Leiria, com a citação "Um dos grandes erros das empresas de comunicação foi habituar os leitores a ter informação de graça".
Em baixo, do lado direito, a foto de Maria Moura, da Cofina, e a citação "O futuro dos media é ser criativo e saber trabalhar com os dados para o online e o offline serem extensão um do outro".

A fechar esta edição decorreu a já habitual passagem de testemunho dos alunos organizadores aos colegas do 2º ano da licenciatura de Comunicação e Media, que vão assegurar a programação e concretização dos Ciclos de Comunicação de 2020.

Vídeos, fotos e momentos importantes desta edição disponíveis na página oficial do Facebook.