“Os Jogos da Fome – A Revolta”: O fogo brilha mais na escuridão

O passado dia 21 de novembro foi marcado pela estreia do terceiro e penúltimo filme da saga The Hunger Games. Baseado na obra de Suzanne Collins e realizado por Francis Lawrence é um filme muito aguardado pelos fãs devido ao seu sucesso mundial, enchendo, como é habitual, filas de bilheteira.

O segundo filme deixou muitas questões no ar e o público anseia por respostas. Depois de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) ter destruído a arena onde se realizavam os Jogos da Fome, dirige-se para o Distrito 13 governado pela presidente Coin (Julianne Moore). O Distrito 12 já não existe. A protagonista é persuadida a tornar-se no símbolo de esperança e revolução de todos os que tentem enfrentar o presidente Snow (Donald Sutherland). Ao juntarem-se ao mimo-gaio, Katniss Everdeen, os rebeldes terão consequências irreversíveis por parte do Capitólio.

Panem, o país onde o filme tem ação, vive um período de censura e medo. Porém, Katniss tem muito mais em que pensar porque Peeta (Josh Hutcherson), que foi o seu par durante os Jogos, está preso no Capitólio e a sua prioridade é resgatá-lo. A primeira parte de “A Revolta” é essencialmente focada na propaganda e união dos distritos contra o Capitólio. Todo um contra-ataque está a ser minuciosamente preparado. No final de contas, são 75 anos de preparação em risco.

Mais uma vez, Jennifer Lawrence destaca-se pela sua prestação, uma atuação carregada de emoções, garra e força. Gale (Liam Hemsworth) ganha também um papel de maior destaque neste terceiro capítulo. Podemos ver um lutador corajoso que faz tudo pela sua melhor amiga. Para aliviar o ambiente, e trazer um pouco de humor ao filme, contamos com Haymitch (Woody Harrelson) que não suporta a lei seca do Distrito 13 e Effie (Elizabeth Banks) que sem as suas roupas e perucas extravagantes se vê presa num “mundo de macacões”. Desta vez, o ritmo da ação abranda significativamente em relação aos primeiros capítulos.

São 2 horas de filme, onde as emoções se sobrepõem à ação, deixando um pouco a desejar. O grande final estreia a 20 de novembro de 2015.

 

Texto: Mariana Matias