BASE Cowork: Negócios feitos de partilha

Um lugar com a dinâmica social de uma esplanada e com a tranquilidade e conforto do lar. Este é o ambiente da BASE Cowork, um espaço localizado no Bairro dos Capuchos e que começa agora a dar os primeiros passos.

Marco Coelho e Carlos Batista abriram a BASE Cowork depois de se aperceberem que, nos seus locais de trabalho, “a falta de comunicação dificultava a criatividade e o ritmo de trabalho”. A BASE tem uma sala de grandes dimensões e com luz natural onde podemos encontrar várias mesas e cadeiras dispostas de forma livre mas organizada. “Nos escritórios comuns encontramos um ambiente muito fechado que não impulsiona essa interação social. Na BASE decidimos optar por um espaço amplo e aberto”, explica Carlos Batista. Este conceito de open space permite aos clientes alugar uma secretária, habitar o lounge e partilhar momentos de descontração enquanto trabalham nos seus projetos. Não há lugar para claustrofobia. Para além da zona de trabalho, as instalações de três pisos contam ainda com uma copa, onde é possível beber um café ou preparar uma refeição, duas salas de reuniões e um espaço multiusos.

“Queremos ser a base para o crescimento de novos negócios” refere Marco Coelho. A BASE Cowork destina-se a empresas pequenas ou recentes e a freelancers que estejam interessados em criar os seus próprios postos de trabalho. O responsável reforça ainda que “essa interação entre os vários coworkers ajuda-os a criarem uma rede de partilha de informação e a reduzir custos”. Além disso, a BASE permite-lhes apresentar um espaço físico de trabalho, onde possam receber clientes e trocar impressões com profissionais de outras áreas. Professores, estudantes, formadores e fotógrafos já utilizam o espaço.

As social fridays, um dos eventos semanais da BASE, convidam os clientes para uma pausa no trabalho. Carlos Batista garante que este ambiente de conversa ajuda a “ser mais produtivo”. Mas não só de pessoas vive a BASE. Todas as manhãs Carlos e Marco recebem a visita de uma gata dos seus vizinhos. “Ela entra, aparece sem dar satisfações e é capaz de ser a nossa cliente mais fiel”, conta Carlos entre risos.

A BASE apresenta várias opções de utilização dos seus espaços, permitindo a um cliente utilizar, por exemplo, um lugar da zona lounge durante meio-dia. Outro plano mais empresarial possibilita aos coworkers fixarem-se durante um trimestre, usufruindo de todos os serviços. O acesso à internet é sempre garantido. Tendo como pilares a jovialidade, irreverência e o empreendedorismo, a BASE Cowork promete ser uma lufada de ar fresco no mercado de trabalho leiriense.

Texto: Diogo Fernandes | Marta Leite Ferreira