Venom recupera o prestígio dos Bullet For My Valentine

BFMV_VenomVenom. Assim é chamado o novo álbum de estúdio da banda galesa Bullet For My Valentine, publicado pela editora RCA Records. Lançado a 14 de agosto de 2015, o quinto áçbum da banda Metalcore foi bem recebido pelos fãs, depois das desastrosas críticas ao álbum que o antecedeu (Temper Temper), transformando-se numa autêntica viagem aos tempos áureos de grande popularidade dos BFMV.

No processo de criação do álbum, a banda de Matt Tuck conseguiu combinar agressividade e os estilo dos seus primeiros dois álbuns, The Poison e Scream Aim Fire. A aproximação aos primeiros trabalhos é evidente, embora os screams não sejam tão intensos e constantes (algo também notável em Temper Temper), e se verifique a existência de alguns solos de guitarra (existindo apenas em: “No Way Out”; “Army of Noise”; “Broken”; “Skin” e “Pariah”). O álbum apresenta ainda músicas calmas (“Worthless”; “You Want a Battle” e “Venom”) e muita melodia combinada com ritmos fortes e energéticos.

V” constitui a introdução do álbum, que gradualmente interliga a “No Way Out”, o primeiro single de promoção do disco. O som é bastante enérgico e potente do início ao fim e o refrão melódico puxa pelo público. “Army of Noise” é uma canção digna dos tempos de Scream Aim Fire, com bateria, riffs e vocais explosivos. “Worthless” prende o ouvinte logo no início, ao acentuar o ódio e a raiva presentes na letra. “You Want a Battle” foi o segundo single lançado e é considerada uma das canções mais cativantes, com um som pesado e dark. “Broken” é uma das canções de maior expectativa, com um pré-refrão bem conseguido e intenso, que nos deixa ansiosos por mais, tal como na bridge antes do solo. “Venom” é a música que dá nome ao álbum e faz relembrar a sonoridade dos tempos de The Poison. “The Harder the Heart (The Harder it Breaks)” considerada, também, uma das melhores canções do álbum, contém um refrão simplesmente fantástico. Em “Skin”, o riff inicial é poderoso, acompanhado por um solo de guitarra aliciante seguido, depois, pelo primeiro verso da letra. Contém ainda um excelente refrão. “Hell or High Water”é uma canção melódica, com um refrão extremamente contagiante, capaz de ficar preso na cabeça o dia inteiro. E por último, a introdução de “Pariah” relembra os tempos de Scream Aim Fire: batida agressiva, riffs rápidos e muitos “breakdowns”.

Venom é um grande álbum com uma sonoridade e produção fantásticas. A banda galesa finalmente mostrou a sua capacidade em superar críticas e fazer o que lhes competia.

Texto: João Oliveira