ESECS assinala Centenário da 1.ª Grande Guerra

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPLeiria recebeu, a 5 de abril, uma conferência sobre a participação de Portugal na Grande Guerra. A temática foi também explorada na exposição Ser Soldado, que está patente ao Público na Biblioteca da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, até dia 30 de abril.

Na conferência participaram duas docentes da ESECS, Dina Alves e Alda Mourão, que apresentaram uma contextualização do que foi a Grande Guerra e, em particular, a participação de Portugal. Esteve ainda presente o tenente-coronel Ley Garcia, presidente do Núcleo Central dos Combatentes de Leiria, instituição que, para além da preservação da memória, tem também por missão prestar apoio médico, psicológico e social aos combatentes, ex-combatentes e às suas famílias. “Como a nossa ajuda é limitada acabamos por selecionar algumas famílias para ajudar”, explicou o tenente.

A conferência contou ainda com a participação de Célio Dias, que disponibilizou para a exposição Ser Soldado parte do seu espólio de mais de cinco mil peças da área militar. Conforme explica, a sua entrega ao colecionismo leva-o a facultar as peças gratuitamente para estabelecimentos de ensino e unidades militares. “Vivi dentro de um quartel desde os onze anos, conheço bem a cultura militar e tenho uma grande paixão pela área”, refere, explicando a razão de colecionar símbolos nacionais de grande importância para a História de Portugal.

Durante a sessão, Pedro Lila, representante dos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria, sublinhou “a pertinência de a temática ser abordada e focada pela Escola e pelos Serviços de Documentação.”

Ainda antes de o público visitar a exposição, o colecionador Célio Dias expressou um desejo: “Gostava que efetivamente os nossos diplomatas se focassem nesta frase ‘A excelência suprema é vencer sem combater’”, fazendo referência ao livro A arte da Guerra de Sun Tzu.

Texto: Andreia Rosa | Bruno Lopes | Frederico Girolamo
Produção: Rádio IPLay