“Animais fantásticos e onde encontrá-los”: O regresso ao universo de Harry Potter

29

Cinco anos após o último filme da saga Harry Potter, os fãs tiveram a oportunidade de regressar às salas de cinema para a mais recente aventura no universo de J. K. Rowling. Embora não seja uma continuação da famosa saga, Animais fantásticos e onde encontrá-los apresenta todos os ingredientes que fizeram de Harry Potter uma das séries mais famosas a nível mundial.

David Yates, que já tinha sido diretor dos quatro últimos filmes da saga Harry Potter, conseguiu adaptar-se a este novo desafio, que para além de ser a estreia de J. K. Rowling como argumentista, conta com um novo elenco e uma história totalmente diferente das anteriores, mas que mantém um sabor familiar. Tendo lugar no ano de 1926, o filme inicia-se com Newt Scamander (Eddie Redmayne) a chegar à cidade de Nova Iorque com uma mala cheia de criaturas mágicas que acidentalmente fogem e causam o caos. Para além disso, Newt envolve-se numa confusão com o Ministério da Magia Americana, graças ao novo vilão da saga, Gellert Grindelwald, que por sua vez está a aterrorizar a comunidade mágica.

A intriga é envolvente, mas o sucesso do filme não podia ser garantido somente pelo argumento. No que se refere ao elenco, as escolhas provaram ser acertadas. Eddie Redmayne é o protagonista principal, e depois de duas nomeações e uma vitória para o Óscar de melhor ator, apresentou um personagem revigorante que consegue manter o público interessado do início até ao fim. Os antagonistas, Creedence Barebone (Ezra Miller) e Mr. Graves (Colin Farrell) mostram de igual forma o seu brilhantismo e potencial, mas o elenco conta ainda com nomes como Katherine Waterston, Alison Fudol, Dan Fogler, Ron Perlman e Johnny Depp. O filme é visualmente espetacular, com efeitos especiais bem conseguidos que evidenciam o desenvolvimento tecnológico dos últimos anos. A banda sonora ficou a cargo de James Newton Howard, que conseguiu inovar e ainda garantir alguns momentos de nostalgia para os seguidores da saga.

Animais fantásticos e onde encontrá-los mostrou assim ter todas as qualidades para ser um sucesso, e os números confirmam-no, dado que já ultrapassou em 16 países o valor de bilheteira de qualquer um dos filmes de Harry Potter. Na sua semana de estreia foi o filme mais visto tanto nacionalmente como mundialmente. O filme garante assim duas horas de pura magia e fantasia, e é perfeito para um serão em família ou para uma bela tarde passada entre amigos.

Texto: Ana Pinto, João Bento