Arte atravessa fronteiras

Estudantes da ESAD.CR são selecionadas para feira de artes internacional.

O quarto de hotel vira galeria e as obras ali expostas transformam o ambiente. Essa é a proposta do Artrooms, uma feira internacional direcionada para artistas independentes. O evento, que será realizado em Londres no início do próximo ano, recebe o trabalho de duas portuguesas: Mariana Sampaio e Patrícia Shenriq, licenciadas em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Caldas da Rainha, do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria). “Quando percebi o resultado, eu, que sempre falo bastante, fiquei sem palavras”, ri Patrícia.

As diplomadas ficaram entre os 78 artistas que divulgarão as suas obras na feira. “Esta é uma excelente oportunidade de mostrar o nosso trabalho e abrir portas para outras exposições”, ressalta Mariana. “A arte está por todo o lado. Ficar por aqui pode nos levar a alguns sítios, mas não é a mesma coisa. Colocar no currículo que fizemos uma exposição na Artrooms, em Londres, isso realmente acaba tendo um impacto maior”, afirma Patrícia. Para elas, o sucesso só é tido por meio de muito trabalho. “Temos de acreditar que é possível, ter pensamento positivo. No caminho, muita coisa vai correr mal, vamos ter muitos ‘nãos’ e muitas portas fechadas”, diz Mariana. “Agora que somos novinhas podemos não lidar bem com o ‘não’, mas conseguimos ultrapassar isso. Não vamos desistir, porque pensamos ‘ah, temos tanto para tentar, tanto pela frente”, completa Patrícia.

Sobre o seu caminho nas artes, a estudante refere: “O que vou apresentar no Artrooms é escultura, mas na verdade eu faço muita ilustração, porque é muito mais fácil vender uma ilustração ou uma pintura do que uma escultura. As coisas vão aparecendo, eu pelo menos sinto isso. Às vezes em dois ou três meses não aparece nada, mas de repente é tudo ao mesmo tempo… então é tudo uma surpresa”, reflete Patrícia. Mariana pretende abrir um ateliê em Caldas da Rainha, onde haja espaço para loja e galeria, com exposições e workshops. Ambas relatam sobre a necessidade de um artista plástico fazer de tudo. “É assim que deve de ser. Mais do que nunca não podemos ser só uma coisa”, destaca Mariana.

Saiba mais sobre as obras

Patrícia, conta que seu trabalho utiliza o feltro e aborda o corpo feminino, mais especificamente a vagina e o colo de útero. Como inspirações, ela cita Sarah Lucas e Robert Morris. “A história, o conceito e as cores não são os mesmos de Morris, mas ele foi uma grande inspiração, porque pude ver as possibilidades do feltro. A ideia inicial que tinha era o da moda e das passarelas. Já Sarah Lucas ironiza o corpo feminino e aborda a luta de gêneros”, conta. Além do feltro, Mariana utiliza na sua obra outros materiais maleáveis, como carpete, pele sintética e plástico. A mestre em Artes Pláticas inspirou-se em Yayoi Kusama, artista japonesa que utiliza pontos e bolas como instalações em espaços. “Quero que o quarto perca sua identidade e se torne uma dimensão completamente diferente para quem está visitando”, explica Mariana.

Artrooms 2017

O evento decorre entre os dias 20 e 23 de janeiro, em Londres, no Hotel Meliá White House. Dos 800 inscritos, 78 expõem seu trabalho em quartos do hotel, podendo as exposições ser visitadas pelo público. Os selecionados terão workshops, palestras, jantar de gala, além da apresentação dos trabalhos realizados a um grupo específico de galeristas e curadores.

Texto: Ana Amélia Ritt