Programa de Atividade Física para estudantes veio para ficar

O PAFE® é um programa de atividade física para estudantes do Instituto Politécnico de Leiria. O projeto tem como objetivo “dar resposta a um problema cada vez mais comum na sociedade: o sedentarismo”, refere Nuno Amaro, professor de Desporto e Bem-Estar e responsável técnico e científico do programa.

O docente explica que “estilos de vida menos saudáveis, como alimentação incorreta e consumos de álcool e tabaco, são fatores associados aos estudantes”. Também “o abandono da prática desportiva depois do ingresso no ensino superior é um fator determinante para o aumento da inatividade” a que o programa pretende dar resposta. Nuno Amaro acrescenta ainda que, “estando a prática de atividade física positivamente associada ao rendimento académico”, esse é mais um argumento a justificar a implementação do projeto.

Bruno Jorge, Pedro Martins e Nuno Domingues, alunos de Desporto e Bem-Estar e instrutores no projeto, revelam que existem três tipos de treinos: treino funcional, treino localizado e treino intensivo. “Estes treinos são intercalados durante a semana e têm uma vantagem em relação ao ginásio: enquanto no ginásio se trabalha apenas um músculo, aqui tentamos trabalhar vários grupos musculares simultaneamente”, explica Pedro Martins. Os instrutores do PAFE® são licenciados e/ou estudantes do curso de Desporto e Bem-Estar e do mestrado em Desporto e Saúde para Crianças e Jovens que contam ainda com o apoio do Laboratório de Motricidade Humana da ESECS na avaliação da condição física dos estudantes inscritos.

O público-alvo do PAFE® são todos os alunos do Politécnico de Leiria, sendo os estudantes da ESECS, ESTG e ESSLei os que mais frequentam as atividades. A atividade tem vindo a crescer em termos de adesão. Nuno Amaro refere que têm tido “uma média de 100 inscritos por ano letivo, mas este número tem tendência para crescer”. Sobre o futuro do programa, o docente responde com uma palavra: “Consolidação!” E conclui: “Não podemos pensar em crescimento sem ter o programa consolidado e acima de tudo, conhecido entre os estudantes.” Existem treinos de segunda a sexta na sala 0.33 e ginásio da ESECS. As inscrições podem ser realizadas através do email pafe@ipleiria.pt.

Texto: André Elvas | Pedro Pinto | Rafael Paulo