Educar mentalidades para cuidados paliativos

A segunda edição do Congresso “Vamos Conversar sobre Cuidados Paliativos” reuniu cerca de duas dezenas de especialistas e técnicos de saúde com o objetivo de refletir sobre a necessidade de mudança de mentalidades. No auditório da Escola Superior de Saúde de Leiria, oradores e público partilharam da ideia de que os cuidados paliativos não são o fim da linha da saúde do paciente, mas um complemento à sua qualidade de vida.

Segundo Ana Querido, coordenadora do curso de Pós-graduação em Cuidados Paliativos, o grande desafio nesta área passa por “transmitir que os Cuidados Paliativos são um direito humano”, isto porque “são cuidados de qualidade e que todos vamos precisar”. A docente explica que uma grande percentagem da população irá padecer de doença crónica e que “Leiria precisa urgentemente de equipas no terreno que possam fazer a diferença na passagem dessa mensagem”.

O evento contou com a organização dos estudantes da Pós-graduação em Cuidados Paliativos, da ESSLei, em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral. Além de conferências, o programa proporcionou workshops em temáticas como as respostas sociais em cuidados paliativos, a comunicação de más notícias, cuidar de quem cuida, instrumentos de avaliação em cuidados paliativos, conferencias familiares e trabalho em equipa.

Texto: Bruno Costa, Carlos Paixão, Sandrina Gomes