ESECS recebe estudantes seniores da Universidade da Extremadura

No âmbito do Programa IPL 60+, teve início no dia 18 de abril uma semana de intercâmbio em que alunos séniores da Universidade da Extremadura, em Espanha, visitaram a região de Leiria, promovendo o convívio entre diferentes nacionalidades.

A chegada dos estudantes espanhóis foi marcada por uma sessão de palestras e também por uma introdução à gastronomia portuguesa. A sessão de apresentação contou ainda com a atuação da tuna Sessentuna, que apresentou as músicas nas quais têm vindo a trabalhar, numa perspetiva de dar as boas vindas aos estudantes espanhóis.

Este ano, os estudantes beneficiaram do facto de ser uma semana em que os museus de Leiria tinham entrada gratuita e tiveram a possibilidade de visitar alguns deles. Para além disso, ficaram a conhecer localidades como a Nazaré, Batalha e Peniche. Durante a semana decorreram ainda aulas de dança e de chinês.

A parceria entre o IPL e a universidade espanhola conta já com 8 anos de existência e consiste num
intercâmbio, em que, por vezes, são os estudantes do 60+ a ir até Espanha, como acontecerá ainda durante o mês de maio.

Sara Mónico Lopes, coordenadora do Programa IPL 60+, assegura que o objetivo da parceria passa por proporcionar novas aprendizagens, incentivar o conhecimento cultural e promover um contexto intergeracional, uma vez que nem todos os alunos pertencem à mesma faixa etária. A docente explica que os alunos “adoram acolher e mostrar o que a região tem, assim como gostam de conhecer novas
realidades”. Sara Mónico acrescenta que para além de benefícios como “o espírito de acolhimento e o
convívio” o intercâmbio permite um contacto que “pode promover outras parcerias e projetos”.

Texto:  Carolina Lopes, Inês Real e Sónia Coelho