A SOMAr na Igualdade

A Associação de Dança de Leiria (ADDDL) provou que “dançar é para todos” ao apresentar, no dia 1 de abril, a Gala Solidária do Projeto SOMA. O evento teve lugar no Teatro José Lúcio da Silva, e contou com a participação da Orquestra Filarmónica Cortesense, do duo de voz e guitarra Mike Bramble e Vanessa Laurelin, e da cantora marinhense Luísa Oliveira.

A Gala Solidária teve como principal objetivo angariar fundos para o Projeto SOMA, que reverteram totalmente a favor do seu desenvolvimento. O espetáculo permitiu também apresentar o trabalho dos alunos, que atuaram acompanhados pela Orquestra Filarmónica das Cortes.

O Projeto SOMA surgiu em 2013, dinamizado por Carolina Alejos e Maria João Sobrinho, e tem como
objetivo proporcionar a crianças, jovens, adultos e seniores com algum tipo de incapacidade o contacto com a dança e o movimento criativo. O projeto divide-se em três vertentes: a dança integrativa, a dança inclusiva e a formação. A iniciativa não tem como propósito formar bailarinos, mas sim criar nos alunos competências e valores como a organização, compromisso, autonomia, responsabilidade, paciência e o espírito de equipa.

Segundo Diana Sebastião, atual responsável, o montante angariado ajudará a manter o projeto, aumentando o número de alunos e de parcerias. Diana acredita que a dança deve ser acessível a todos, e considera que deveria “haver mais pessoas a ter os benefícios que a dança proporciona, sendo importante a expansão e o crescimento do projeto”.

No futuro, a Associação pretende continuar a promover atividades que permitam a recolha de fundos. Em agenda tem, no próximo dia 28 de maio, um passeio de BTT, em que a Airbike se associou à ADDDL. Encontra-se ainda, de momento, a realizar uma angariação pública de fundos associada à iniciativa do “SOMARKMS – 600 km a pedalar pela igualdade na diferença”.

Texto: Bárbara Costa, Francisca Violante e Sara Joaquim