Palco para as crianças

O Dia Mundial da Criança movimentou centenas de participantes em inúmeras atividades dirigidas às escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Leiria. O evento decorreu a 1 de junho e contou, uma vez mais, com a colaboração ativa dos estudantes da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria. A dinamização de diversos ateliês lúdico-pedagógicos permitiu transformar o Estádio Dr. Magalhães Pessoa no verdadeiro palco dos mais pequenos.

A iniciativa teve como objetivo proporcionar a todas as crianças do concelho um dia diferente, disponibilizando uma diversidade de experiências para aprendizagem. Os participantes tiveram a oportunidade de viver um dia cheio de diversão e realizar atividades como “À conquista do castelo”, “Aprende a poupar”, matemática ou pinturas faciais. A componente lúdica juntou-se ao desporto em sessões de escalada, patinagem, ginástica e xadrez.

O evento proporcionou aos estudantes do IPLeiria um dia rico em aprendizagens, já que colocaram em prática alguns ensinamentos adquiridos durante os cursos. A realização de ateliês para crianças foi um exemplo de como passar da teoria para a prática, ajudando as crianças a aprender de forma divertida.

No Estádio Municipal estiveram turmas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, das áreas da educação, desporto, comunicação, línguas e serviço social. Os alunos timorenses participaram pela primeira vez na realização de ateliês.

Para Susana Reis, uma das professoras envolvidas na iniciativa, “o dia mundial da criança é um evento muito querido quer pelos docentes, quer pelos estudantes da ESECS”. A docente referiu que o principal objetivo é proporcionar a milhares de crianças um dia feliz e cheio de aprendizagens.

As crianças transformaram-se nas personagens principais, num local onde normalmente são os jogadores de futebol a desempenhar esse papel.

O evento resulta da parceira estabelecida em 2014 entre a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e a Câmara Municipal de Leiria.

Texto: Rute Vale, Dora Coelho e Mariana Antunes