Palavra aos mais jovens: violência, voluntariado e empreendedorismo

“Quero viver um amor saudável” foi o tema que iniciou o I Encontro da Juventude de Leiria, um espaço de debate em torno de questões que atravessam a vida dos jovens. O evento decorreu no Teatro Miguel Franco, no passado dia 13 de junho, e abordou temas como a violência no namoro, o voluntariado ou o empreendedorismo.

Catarina Tomás e Maria dos Anjos Dixe, professoras da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Leiria, apresentaram um vídeo sobre a violência no namoro, gerando assim discussão entre o público. O que se entende por violência? Foi uma das perguntas feitas aos alunos. “Ninguém está numa relação de violência por que quer. É necessário olhar à minha volta e observar se aquilo que se passa comigo é normal. A violência evolui por vezes de forma subtil, pelo que as vítimas não têm muitas vezes noção, numa fase inicial, de que estão a ser alvo de práticas violentas”, explicou Catarina Tomás.

O segundo painel centrou-se naquilo que os cidadãos podem fazer para tornar as sociedades mais
tolerantes, não deixando de olhar para a identidade de cada indivíduo. Daniel Silva transmitiu esta ideia falando da sua experiência. Ao relatar as suas viagens por mais de 108 países, as aventuras e os processos de aprendizagem de novos idiomas, destacou a importância da iniciativa individual e garante não ser preciso muito dinheiro para abraçar os destinos que o planeta oferece: “Temos de seguir os nossos sonhos. Se formos atrás do que os outros dizem, somos uma marioneta”.

Já Miguel Xavier e Hugo Menino Aguiar deram voz ao trabalho voluntário que se realiza nas associações InPulsar e Fazer Avançar. Hugo Menino Aguiar defendeu que é necessário fazer um check-in para se saber quais os planos de vida que cada um tem. “Importa recordar que as coisas pequenas também têm impacto à nossa volta, pelo que não precisamos de estar na linha da frente para cumprir uma missão”, aconselha.

A última temática em discussão recordou as lutas que quatro leirienses enfrentaram até serem bem sucedidos no mundo profissional. João Gaspar é professor no Conservatório de Artes Performativas de Almada e fez o seu percurso em torno da música. Tal como Dora Matos, antiga aluna do IPLeiria, aconselha os mais jovens a procurar ideias e concretizá-las.

Romeu Cristóvão, empreendedor e antigo aluno do Instituto procurou sintetizar algumas ideias que se desenvolveram ao longo de três horas de conversa: “Nunca desistam de sonhar e lembrem-se de que a sorte é a combinação de talento e muito trabalho”.

A iniciativa resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal de Leiria e o Instituto Politécnico de Leiria e proporcionou uma tarde de discussão e interação entre profissionais e adolescentes.

Texto: Marta Santos