Estudantes do IPLeiria vencem prémio de Design da ROCA

Os estudantes do curso de Design Industrial da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da
Rainha (ESAD.CR) venceram a primeira edição do “ROCA One Day Challenge”. O concurso de design decorreu em maio no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa.

André Silva, José Almeida e Pedro Costa criaram um lavatório de forma inovadora e criativa, em apenas oito horas. O projeto, intitulado Basin Ball, tem a forma de uma esfera colocada na parede e, por baixo rente ao chão, um prato com um ralo. Permite lavar as mãos e os pés ao mesmo tempo, ou usar apenas como lavatório, como explicou José Almeida, porta-voz do grupo.

Os autores referem que sentiram alguma pressão em relação ao tempo para realizar o projeto, mas que conseguiram ultrapassar todas as dificuldades ao trabalhar em equipa: “Foi bastante stressante, mas acho que lidámos bastante bem com isso. Funcionámos como equipa e puxámos muito uns pelos outros”.

José Almeida salienta que os métodos e conhecimentos de softwares de modelação 3D (Photoshop,
Illustrator) abordados no curso foram importantes para a realização do projeto. Acrescenta ainda que, além da vitória, a experiência de concretizar uma ideia com um limite de tempo curto se revelou importante para desenvolver as competências profissionais.

O “1º ROCA One Day Challenge” envolveu 164 participantes, afetos a 57 grupos, de 15 instituições. Em
jogo estavam três mil euros de prémios, distribuídos pelos três grupos vencedores. O júri do concurso foi composto por José Mateus (arquiteto), João Bessa e Paulo Parra (designers), Nuno Sá Leal (Presidente da Associação Portuguesa de Designers) e Xavier Torras (Diretor de Comunicação da Roca).

Texto: Adriana Gaspar, Marisa Vitoriano e Patrícia Bernardo