IPLeiria conquista 12 medalhas

Os estudantes do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) marcaram presença no Campeonato Nacional Universitário (CNU) e subiram ao pódio em 12 ocasiões. Ao longo do último mês e meio, evoluíram em cerca de uma dezena de modalidades e sentiram o peso das medalhas em atletismo, karting e surf.

Os melhores resultados foram obtidos no CNU de atletismo em pista ao ar livre. Em Faro, conquistaram-se 10 medalhas. A vitória sorriu na Estafeta Medley masculino e no triplo salto por Susana Cruz e Oleksandr Lyashchenko. Bernardo Pereira (400 metros), Wilson Conniott (1500 metros)
e Andreia Grácio (salto com vara) alcançaram a segunda posição, depois de provas intensas onde o triunfo não esteve longe. O bronze premiou a Estafeta Medley feminino, os 1000 metros de Tânia Alves e o lançamento do dardo de Lyashchenko. O IPLeiria acumulou um total de 85 pontos e subiu ao segundo lugar do pódio coletivo, apenas superado pela Universidade do Porto com 145 pontos.

Daniela Bastos acelerou a fundo em Évora e foi a grande vencedora do CNU de karting. Os cinco representantes masculinos realizaram uma prova regular, sem grandes sobressaltos, numa competição que contou com 43 estudantes pilotos. Diogo Sousa venceu pela Universidade do Porto.

Prestações relevantes foram também conseguidas no “nacional” do Guincho. Os três representantes sentiram o peso do bronze em masculinos. Em termos individuais, de salientar o quinto lugar obtido por Manuel Morgado.

O esforço dos atletas foi reconhecido na 14.ª edição da Gala do Desporto SAS-IPLeiria, evento que homenageou a dinâmica desportiva da instituição. Cerca de 500 atletas participaram em mais de 20 modalidades ao longo do ano letivo. O motivo de orgulho foi assinalado pelo presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, e por Nuno Mangas, presidente do Politécnico de Leiria. A gala serviu para encerrar mais um ano de êxitos desportivos.

Texto: Carolina Ruivo, Mariana Martins e Liane Duque