Música em vinil traz memórias à ESECS

Discos em vinil, capas de álbuns, gira-discos são alguns dos objetos que podem ser encontrados na exposição ‘Música em Vinil’, patente ao público desde 2 de outubro, na biblioteca da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.

Pedro Lila, responsável pela organização da exposição, explica que a ideia surgiu a partir do espólio existente na Escola. Acrescenta ainda que o projeto teve como objetivo, “mostrar às gerações mais novas que os vinis eram um objeto comum há trinta anos e dar também oportunidade aos mais velhos de recordarem o passado.”

O projeto foi desenvolvido em parceria com Ana Margarida Carreira, docente da ESECS, no âmbito da disciplina Laboratório de Música, do primeiro ano do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas.

As peças mais antigas são de 1972: a Lírica de Camões e os Lusíadas. Estão também em exposição discos de música erudita e peças que Pedro Lila refere serem invulgares como a Série Clássica, Pequeno Atlas Musical da Europa ou Blade Runner, The American Orchestra.

A exposição decorre até dia 25 de novembro e promete apresentar novidades todas as semanas. O responsável do projeto explica que, dada a extensão do espólio existente, as peças serão apresentadas alternadamente. Para a exposição contribuíram ainda alguns colecionadores privados.

Texto: Andreia Rodrigues e Catarina Rodrigues