Cuphead

Dos anos 30 à atualidade

Para ultrapassar a nostalgia de muitos e para entretenimento dos demais a empresa Unity reviveu o cartoon Cuphead, dos anos 30, transformado-o em videojogo.

Este é um jogo de plataforma, cujos gráficos e design vintage bastante coloridos nos reportam ao que conhecíamos do cartoon. Cuphead pode ser referenciado como difícil e não adequado a um público alargado. Os diferentes níveis do jogo são ultrapassados através de boss fights que certamente serão repetidas uma e outra vez devido à sua complexidade. No entanto, a equilibrar as muitas adversidades que nos são apresentadas, a conquista e evolução no jogo é extremamente gratificante e recompensadora.

Outros fatores como a banda sonora, a interação com as personagens e a personalidade das mesmas, levam o jogador a desejar continuar. O ponto forte do jogo é sem dúvida a colocação dos bosses e a jogabilidade dos mesmos. A semelhança com personagens do cartoon original, os fundos em aguarela e uma atenção pormenorizada ao detalhe levam a crer que não se trata apenas de um jogo, mas sim de uma obra de arte em formato digital.

O jogo permite uma evolução rápida, mas não desfasada da dificuldade do mesmo. O desbloqueio de algumas habilidades permite a customização posterior, e a aquisição de novas capacidades, estritamente necessárias para a finalização de algumas transições na história.

Cuphead pode ser jogado em dois níveis de dificuldade, simple e regular e é um exclusivo Xbox, sendo que pode também ser jogado em Microsoft Windows.

É aconselhado a todos os amantes de jogos de plataforma que estejam prontos para serem surpreendidos pela dificuldade e beleza que esta obra prima em formato digital nos traz.

Texto: Catarina Marques