5.ª Edição do Leiria Film Fest abre concurso de curtas-metragens

“Melhor curta-metragem de Leiria” e “Prémio do público” são algumas das distinções a atribuir aos participantes no âmbito do concurso de curtas-metragens dinamizado pela organização do Leiria Film Fest. Serão ainda distinguidos trabalhos nas categorias de ficção, animação e cinema documental, a nível nacional e internacional.

O concurso internacional, criado em 2013, visa a promoção de curta-metragens nestas várias categorias. Para esta edição, as inscrições podem ser realizadas até 15 de dezembro, através do site oficial Festival. As curtas-metragens submetidas deverão ter sido produzidas nos anos 2016 ou 2017 e ter uma duração máxima de 15 minutos.

Os filmes apresentados a concurso serão avaliados por Álvaro Romão (Realizador e Argumentista), Carlos Salvador (Curador de Cinema e organizador do “Shortcutz Viseu”), João Santos (Diretor da ESAD.CR e Presidente da Associação Cultural “a9))))”), Paulo Peralta (fundador do blogue “Cineuphoria”), Manuel Leiria (Jornalista do semanário Região de Leiria), Rafael Almeida (Cofundador da produtora “ARTEiMANHA”) e, finalmente, Bruno Carnide e Cátia Biscaia, organizadores do Festival.

Em apreciação estarão critérios como a originalidade da obra, a qualidade técnica, narrativa, representação e de realização.

Este ano, o Festival incluirá pela primeira vez a categoria “Melhor curta-metragem de escola” exclusivamente dedicada à avaliação de curtas-metragens realizadas por estudantes do ensino secundário.

A 5ª edição do Festival resulta de uma organização da Leiria Film Fest – Associação Cultural, com o apoio da Câmara Municipal de Leiria e do Semanário Região de Leiria, e decorrerá no Teatro Miguel Franco, nos dias 16 e 17 de março de 2018. Os dois dias de evento incluirão sessões competitivas, sessões não competitivas, e a gala final de entrega de prémios.

Texto: Catarina Santos, Catarina Marques e Beatriz Silva