João Diogo Pereira: “Lágrimas pelo pinhal de Leiria”

A ideia de fazer uma ilustração alusiva ao incêndio no Pinhal de D. Dinis surgiu a pedido de um cliente. A imagem mostra, no rosto do Rei, o Pinhal de Leiria queimado: as barbas sob a forma de pinheiros e o ar em volta preenchido por cinzas. No lado direito da face do monarca, escorre uma lágrima. O autor da ilustração, que se tornou símbolo do sentir da região, e se tornou viral no facebook, é João Diogo Pereira.

Antigo estudante de Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do IPLeiria, ainda durante o curso, decidiu dedicar-se ao design de comunicação e iniciou a sua carreira profissional em empresas da área. Atualmente, trabalha por conta própria e realiza projetos para clientes particulares.

Nas palavras do designer de 39 anos, D. Dinis “chora, como todos nós chorámos um pouco”. Nesse sentido, “as cinzas que envolvem a sua imagem são a figuração da destruição que nos assolou e que destruíu todo o verde.” A intenção do leiriense foi assinalar a tristeza de todos os que viram o Pinhal de Leiria ser devastado pelas chamas.

João Diogo diz que que cresceu “a ver o verde das paisagens, nas idas à praia e nos passeios de fim de semana” e que, nesse sentido, “o Pinhal faz parte de uma memória coletiva” que “nunca irá arder.” Ao mesmo tempo, lamenta o facto de as gerações futuras não poderem vir a desfrutar do pinhal, um património com mais de 700 anos que passou a ser pretérito: “o verde tingiu-se de preto e o negro é hoje a paisagem dominante”.

João Diogo diz que não esperava a dimensão que a imagem adquiriu nas redes sociais. No entanto, admite que o reconhecimento do seu trabalho e o facto do público se identificar com ele é positivo. Só lamenta o motivo que o levou a realizar a ilustração. “Espero que esta imagem tenha sido a primeira e a última que fiz a este propósito”, confessa o autor, que espera “uma intervenção eficaz do Governo, de modo a evitar que um desastre de tamanha proporção volte a acontecer.”

Com uma vasta experiência na área de design gráfico e comunicação, João Diogo recomenda aos jovens que desejam enveredar por este caminho profissional valorizarem o seu trabalho e nunca desistirem, independentemente das condições do mercado de trabalho. Incentiva os aprendizes da área a batalhar pelos seus sonhos e pelo que acreditam. “Só assim as oportunidades surgirão. E elas surgem, acreditem!”, garante o autor da ilustração do Pinhal do Rei.

Texto: Adriana Silva e Maria Coutinho