IPLeiria vai disponibilizar bicicletas elétricas

Com o intuito de contribuir para proteger o meio ambiente, consciencializar para a necessidade de alteração dos hábitos de locomoção e promover uma forma de vida mais saudável, o Instituto Politécnico de Leiria vai disponibilizar bicicletas elétricas.

O projeto U-Bike terá inicio em janeiro de 2018 e contará com cerca de 220 bicicletas. As bicicletas poderão ser utilizadas por estudantes e colaboradores das escolas e centros de investigação. Para inscrição, bastará ter mais de 18 anos e possuir uma carta de condução válida.

A cedência das bicicletas aos utilizadores será feita por períodos de seis
meses. A seleção terá em consideração a previsão do número de quilómetros a percorrer por mês e o tipo de transporte normalmente utilizado nas deslocações entre casa e a escola ou trabalho.

Em janeiro, serão disponibilizados cursos sobre como andar de bicicleta de maneira correta na cidade e, a partir de fevereiro, o novo meio de transporte poderá ser utilizado. A utilização das bicicletas terá uma caução inicial de 50 euros e uma mensalidade de 10 euros para o seguro.

Além das bicicletas elétricas,  serão disponibilizados postos de amarração para carregamento nas escolas e edifícios associados ao Politécnico de Leiria, como as residências e centros de investigação. O projeto decorre da candidatura apresentada à operação U-Bike Portugal, realizada em consórcio com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

Texto: Rodrigo Leite