All dance: mais do que um evento

Saraquité, Corridinho, Círculo Circassiano, Mazurka Checa, foram algumas das danças presentes na 10ª edição do All Dance. O evento decorreu a 30 de novembro, no Jardim Luís de Camões.

A dança começou ao início da tarde e durou até ao final da noite, com oficinas e demonstrações dadas pelos alunos dos regimes diurno e pós laboral do curso de Desporto e Bem-Estar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. À dança juntaram-se alunos chineses, estudantes Erasmus, e todos os que quiseram integrar a animação. A noite terminou com baile e música ao vivo, com os Ahkorda.

O projeto, que comemora dez anos de existência, tem por objetivo diluir barreiras e preconceitos dos alunos em relação à dança. Marisa Barroso, coordenadora do projeto, refere que os alunos costumam apresentar resistência, mas no final aderem. “Ninguém acredita, mas no fim, toda a gente se convence”, sublinha.

A docente explica ainda que, em dois meses, os alunos envolvidos no projeto “aprendem as danças, partilham essa aprendizagem ensinando outros colegas e apoiam na organização das várias iniciativas”. Nesse sentido, o projeto é, para Marisa Barroso, também uma oportunidade de formação cívica, que coloca os estudantes em contacto com diferentes pessoas.

A avaliação é feita através de gravações. Os alunos são avaliados um a um, com base em critérios metodológicos, desenvolvidos ao longo dos anos, revela a docente, que acrescenta que tem vindo a aperfeiçoar o método. Marisa Barroso indica que esta dimensão tem permitido desenvolver a componente de pesquisa e investigação associada ao projeto.

Através das experiências com os alunos, Marisa Barroso tem por objetivo desenvolver o método de ensino mais ajustado, “o que se deve fazer primeiro, como se deve ensinar no meio do público e com ruído e agitação próprios do contexto”. A docente refere que “por ser único, deu origem a uma proposta de um livro”, que se encontra ainda em desenvolvimento. O evento tem também originado parcerias com outras instituições de ensino, nomeadamente internacionais.

Texto: Adriana Gaspar, Ana Sofia Fonseca, Marisa Vitorino, Rita Dias