Test Drive da U-Bike abre caminho para a sustentabilidade no IPLeiria

O projeto U-Bike abre a primeira fase de candidaturas, entre 19 de março a 15 de abril, para a cedência de 220 bicicletas elétricas disponíveis para toda a comunidade académica do Politécnico de Leiria.

A organização do U-Bike – Politécnico de Leiria realizou, nos dias 20, 21 e 22 de março, ações de sensibilização nos vários polos do instituto. O evento, que consistiu num test drive, teve o intuito de dar oportunidade à comunidade escolar de contactar com as bicicletas elétricas.

Segundo Pedro Costa, responsável pelo projeto, o principal objetivo do programa e da ação de demonstração consistiu na apresentação de um meio de transporte alternativo, sempre com o foco na promoção da mobilidade sustentável. A implementação das bicicletas permitirá também reduzir a pressão decorrente do transporte motorizado em todos os núcleos do IPLeiria.

A primeira fase de candidaturas iniciou-se no dia 19 de março e terminará no dia 15 de abril. Inicialmente, a implementação do projeto U-Bike estava prevista para o início do ano letivo 2017/2018, no entanto “a vasta burocracia dos fundos comunitários e o facto do projeto se enquadrar num concurso público internacional, resultou num processo muito moroso que não foi possível controlar”, afirma Pedro Costa. No processo de candidatura, os utilizadores terão de possuir carta de condução e serão selecionados os que se comprometerem a realizar a maior distância mensal na U-Bike, sendo que 90% são reservadas para os alunos.

Os alunos terão de pagar uma mensalidade de 9,5€ e uma caução de 50€, que será devolvida após o período de utilização responsável. As 220 bicicletas elétricas serão distribuídas pelas várias infraestruturas do IPLeiria, nas cidades de Leiria, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche, juntamente com postos de amarração e carregamento gratuito. O U-Bike – Politécnico de Leiria destina-se a toda a comunidade académica, estudantes, pessoal docente e não docente, e é financiado pelo PO SEUR, Portugal 2020, e pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

O jornal Akadémicos acompanhou o test drive que se realizou na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), no dia 21 de março.