Where hands touch: Um jovem romance proibido

Lançado em setembro de 2018, Where hands touch vem demonstrar ao público a paixão e amor escondidos durante a 2ª Guerra Mundial. Realizado por Amma Asante e produzido por Charlie Hanson, o romance retrata a história verídica de dois jovens cujo relacionamento não era permitido devido ao fortalecimento da ideologia nazi na Alemanha hitleriana.

Leyna – interpretada por Amandla Stenberg – e o jovem soldado nazi Lutz – interpretado por George Mackay – são os protagonistas deste drama, que proporciona uma visão mais aprofundada e realista dos horrores nazistas.

Leyna vê a sua vida limitada pelo simples facto de ser uma negra alemã, longe do ideal ariano do regime, pelo que, ao completar os seus 16 anos, foge juntamente com o irmão e a mãe na tentativa de ter uma vida normal. É quando chega a Berlim que Leyna conhece Lutz e a química entre os dois é, desde logo, notória. Como pano de fundo e a justificar este amor impossível, o filme vai tornando clara a diferença de oportunidades sociais entre negros e arianos.

Ambos fascinados pela sua pátria, mas apenas Lutz tem o poder de o demonstrar. Ele acaba por abandonar a Alemanha para a proteger sem saber o desgosto que provocaria a Leyna e ao seu filho ainda por nascer.

Where hands touch prende o espetador desde o início. O drama, a esperança, o amor proibido entre os dois é de suster a respiração na maior parte dos encontros. O medo de Leyna ser levada pelos nazis para os campos é retratado com o maior detalhe. O pormenor de desespero de uma mãe poder perder a filha eleva o drama na realização do filme.

Texto: Bianca Saad | Sara Lopes | Sofia Morgado