Free Solo: Oito anos a sonhar

Free Solo é um documentário protagonizado por um dos alpinistas mais bem-sucedidos de todos os tempos, Alex Honnold. Conhecido por escalar montanhas sem qualquer tipo de equipamento e já com a conquista de montanhas arrepiantes como a Moonlight Buttress, com cerca de 290 metros, e o Half Dome, chegando 600 metros, nada se equiparava com o que estava para vir. Free solo narra o apogeu da jornada de Alex, uma escalada de cortar a respiração e um misto de emoções, rendendo cerca de 15 milhões de dólares em bilheteiras e levando para casa o Óscar de Melhor Documentário este ano.

El Capitan, uma montanha com cerca de 1000 metros de altitude localizada no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, sempre esteve no radar do alpinista.  A primeira escalada alguma vez feita foi em 1958, levada a cabo por Warren Harding, que conseguiu subir ao cume em 46 dias ao longo de 16 meses.  Sessenta anos desde a primeira subida, Alex iria levar a cabo o que nenhum ser humano ousaria: escalar El Capitan sem qualquer tipo de equipamento.

Decidido a dominar a montanha que tantos temem, Alex começa a preparar-se tanto física como psicologicamente para o “dia D”. Subindo a montanha ainda com equipamento, o protagonista estuda minuciosamente cada detalhe do percurso que o espera, para que tudo saia na perfeição. Com alguns percalços no processo de preparação, Alex aproxima-se cada vez mais do grande dia.

Família e amigos ficam cada vez mais receosos. Embora Alex tenha subido outras montanhas, nada se compara à imensidão deste “bloco rochoso”.

Com a ajuda da música de Marco Beltrami, a última parte do documentário enche-se de um turbilhão de sensações à medida que Alex escala até ao cume uma das montanhas mais assustadoras de todos os tempos. Depois de oito anos a sonhar, Alex Honnold consegue o imaginável. O sorriso ao concretizar um sonho de adolescente mostra o quão dedicado Alex é. O que anos antes não passava de um mero hobby transformara-se numa profissão e naquilo que viria a ser um dos documentários mais respeitados desta geração.

Texto: Davide Araújo | Rita Figueiras| Tiago Cação