Hackathon 100% in: Quando a união favorece a inclusão

O campus 2 do Politécnico de Leiria abriu as portas à inclusão. Entre 30 de setembro e 1 de outubro, durante 24 horas, estudantes e docentes de toda a comunidade académica trabalharam em conjunto o tema da inclusão social de alunos com necessidades educativas especiais.

Aos cerca de 100 participantes foram colocados desafios: criação de campanha de comunicação para sensibilizar a comunidade para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais; a conceção de residências académicas acessível e totalmente inclusivas; o desenvolvimento de site e app para alunos com necessidades educativas especiais, com toda a informação dos serviços do Politécnico.

O presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, iniciou a sessão reforçando a importância do evento. “A inovação social é hoje, para o Politécnico de Leiria, uma área estratégica, diferenciadora e disruptiva”, sublinhou. De seguida, Isabel Pereira, membro organizador do evento, afirmou que “tudo o que é fácil está feito”. A docente reforçou o interesse da iniciativa em trabalhar pela diferença e ajudar à superação das dificuldades. O evento foi desenvolvido com o apoio do Instituto Padre António Vieira, representado pelo seu diretor, Rui Marques.

Apesar da duração da atividade, nem tudo foi trabalho. Houve pausas para que os participantes pudessem divertir-se um pouco. Exercícios físicos, danças em conjunto e simulações de como seria andar na rua sem ver ou de cadeira de rodas, foram alguns dos desafios propostos.

O testemunho de estudantes com necessidades educativas especiais que estudam no Politécnico de Leiria também fez parte do programa. A frequentar o mestrado em Comunicação Acessível, Sónia Santos, que nasceu cega, partilhou a sua experiência. “É uma luta muito grande conseguirmos entrar no mercado de trabalho, sermos aceites pelas nossas limitações, e sermos valorizados pelas nossas capacidades”, afirmou.

A atividade foi bem recebida pelos participantes. Daniela Reis, uma das estudantes envolvidas, considerou-a uma “excelente iniciativa”. “Com as nossas ideias, podem tentar inovar mais e fazer coisas melhores pelo Politécnico”, referiu.

O desafio da inclusão contou com a presença de um júri que, além de premiar os grupos vencedores, distribuiu prémios por todos os participantes, num evento onde a grande vencedora foi a inclusão.

Texto: Eunice Rodrigues | Inês Mendes | Yasmine Nicole