Investigadores da Península Ibérica discutem sobre Educação Social

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) recebeu no dia 16 de outubro o III Fórum Internacional de Educação e Pedagogia Social. Sob o mote “Temas e Contextos da Educação Social”, foram abordados os contributos da pedagogia social e os desafios da igualdade de género.

Na abertura, o presidente do Politécnico de Leiria realçou a importância da existência do curso de Educação Social na ESECS como motor para mudanças sociais positivas, considerando ser possível a “inovação social através da educação social”. As boas relações institucionais do Politécnico de Leiria com as universidades ali representadas foram também sublinhadas. “O ensino superior vive da partilha do desenvolvimento de novo conhecimento a nível internacional”, acrescentou Rui Pedrosa.

Das universidades espanholas de Sevilha, Múrcia e Santiago de Compostela vieram docentes que contaram um pouco da história da educação social do seu país. Destacou-se a presença de Victoria Pérez de Guzmán, docente na Universidade Pablo de Olavide e presidente da Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social (SIPS), organização científica independente que apoia investigadores, profissionais e estudantes das áreas da educação e pedagogia social.

O programa incluiu ainda uma mesa redonda, composta por investigadores da área. José Carlos Marques, professor coordenador principal do Politécnico de Leiria, integrou a mesa que discutiu “Temas e Contextos da Educação Social em Portugal”. Abordando tópicos como a educação para pessoas com necessidades especiais e o impacto da educação social na sociedade portuguesa, foi possível concluir que a aposta dos jovens em formação nesta área pode ter um papel significativo na criação das “mentes do futuro”.

Um dos destaques do evento foi a apresentação do projeto VEUMI (Voluntariado, Extensão Universitária e Mediação Intercultural). Com a premissa de aproximar os estudantes dos cursos do Politécnico de Leiria e organizações sociais do país, a iniciativa promove o voluntariado como uma forma de educação para os jovens. Está prevista a criação de uma bolsa de voluntariado, com base na ESECS, e de formações em mediação intercultural para voluntários.

Texto: Nuno Vieira | Rodrigo Pereira | Ruben Rodrigues