Música dá as boas-vindas aos caloiros de Leiria

Pelo 27º ano consecutivo, Leiria recebeu os caloiros com muita festa e música à mistura. De 21 a 26 de outubro, na cidade do Lis, celebrou-se o verdadeiro espírito académico leiriense.

Promovida pela Cidade FM e com organização da AtmoSensation, a Receção ao Caloiro (RCL) foi feita de forma a agradar a todos os novatos e veteranos nestas andanças. A vigésima sétima edição da RCL contou com as atuações das Tunas da academia, X-tense, Ana Malhoa e, ainda, com diversos DJ como Funkelada e DJ Ride.

Quanto à organização, as opiniões são unânimes. Maria Inês Matos, aluna do 3º ano de Comunicação e Media, afirma que esta RCL esteve “muito bem organizada, desde as horas em que os artistas entravam para atuar à barraquinha de comida fora do recinto”.

A grande novidade desta edição foi a maior consciência ambiental na organização. Desde os copos reutilizáveis obrigatórios para consumir bebidas no recinto, incluídos no kit do bilhete, ao selo atribuído pela Valorlis, foram várias as medidas que visaram transformar este evento num ecoevento. As preocupações ambientalistas foram do agrado dos estudantes, que viram as estratégias usadas como boas formas de evitar o uso plástico e diminuir a poluição. “Sem dúvida que o copo foi muito boa ideia, acabou por ser usado até em jantares durante essa semana”, reforçou a estudante de Comunicação e Media”.

Para além destas medidas ainda foi possível pagar os consumos no recinto através da aplicação MBWAY. Apesar de esta inovadora forma de pagamento possibilitar aos utilizadores ganharem alguns prémios, houve pouca adesão.

A semana findou com a atuação de ProfJam, o artista mais esperado pelo público, que correspondeu às expectativas das centenas de estudantes que lá estiveram presentes. Para os futuros alunos e para todos aqueles que gostariam de sentir o espírito académico leiriense, cabe agora esperar pela vigésima oitava edição da Receção ao Caloiro em 2020.

Texto: André Silva | Carolina Frade | Francisco Constantino | Miriam Tormenta